Orientação de Marketing Social às Campanhas de Saúde da Mulher: Uma Análise da Região do Grande ABC Paulista

Autores/as

  • Edson Coutinho da Silva Centro Universitário da FEI
  • José Afonso Mazzon Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i2.2959

Palabras clave:

Marketing Social, Mudança Social, Campanhas de Saúde, Saúde Pública.

Resumen

Este artigo tem como objetivo identificar e avaliar os princípios de Marketing Social (e práticas) no programa de saúde da mulher na região do ABC Paulista. A orientação de Marketing Social procura potencializar as campanhas de saúde pública, utilizando cinco princípios: foco no cliente; focar os benefícios para os clientes; esforçar-se para criar valor; envolver toda a organização no processo; estar ciente de que os clientes são diferentes. Em termos metodológicos, esta pesquisa é exploratória e descritiva por meio de estudo de caso único; cuja região é o caso; nove entrevistas foram realizadas com gestores de saúde dos programas de saúde das mulheres das três cidades da região. Os métodos qualitativos foram utilizados para informar os resultados. Estes pesquisadores verificaram que as estratégias de Marketing Social estão presentes na campanha de saúde das mulheres, mas, nem todos os processos e da maneira esperada, como propõe o modelo de plano de Marketing Social.

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Biografía del autor/a

Edson Coutinho da Silva, Centro Universitário da FEI

Pós-Doutorando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP;Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

José Afonso Mazzon, Universidade de São Paulo

Pós Doutor em Marketing pelo Conservatoire National des Arts et metier (France).Doutor em Administração pela FEA/USP.Professor da graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da FEA/USP. 

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

da Silva, E. C., & Mazzon, J. A. (2015). Orientação de Marketing Social às Campanhas de Saúde da Mulher: Uma Análise da Região do Grande ABC Paulista. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(2), 247–259. https://doi.org/10.5585/remark.v14i2.2959