Orientação de Marketing Social às Campanhas de Saúde da Mulher: Uma Análise da Região do Grande ABC Paulista
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v14i2.2959Palabras clave:
Marketing Social, Mudança Social, Campanhas de Saúde, Saúde Pública.Resumen
Este artigo tem como objetivo identificar e avaliar os princípios de Marketing Social (e práticas) no programa de saúde da mulher na região do ABC Paulista. A orientação de Marketing Social procura potencializar as campanhas de saúde pública, utilizando cinco princípios: foco no cliente; focar os benefícios para os clientes; esforçar-se para criar valor; envolver toda a organização no processo; estar ciente de que os clientes são diferentes. Em termos metodológicos, esta pesquisa é exploratória e descritiva por meio de estudo de caso único; cuja região é o caso; nove entrevistas foram realizadas com gestores de saúde dos programas de saúde das mulheres das três cidades da região. Os métodos qualitativos foram utilizados para informar os resultados. Estes pesquisadores verificaram que as estratégias de Marketing Social estão presentes na campanha de saúde das mulheres, mas, nem todos os processos e da maneira esperada, como propõe o modelo de plano de Marketing Social.