Comprei Meu Carro, o que vem Depois? Análise da Percepção e da Importância Atribuídas por Clientes em Serviços de Pós-Venda
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2575Palabras clave:
Marketing, Pós-Venda, Concessionárias,Resumen
O presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção e a importância atribuída pelos clientes de concessionárias sobre as ações de pós-venda desempenhadas por tais empresas, na região de Florianópolis, SC. Tal estudo se originou na curiosidade em desvendar se as práticas de pós-venda são associadas ao produto/serviço ou ao consumidor, bem como a avaliação dos clientes sobre tais práticas. Para tanto, empreendeu-se pesquisa exploratória descritiva, de caráter quantitativo, mediante levantamento com 400 proprietários de automóveis das marcas JAC, GM, Fiat e Toyota. Os estudos revelam que os clientes associam pós-venda primeiramente aos aspectos de serviço (31,4% associam à revisão programada) e posteriormente ao relacionamento com o consumidor (9,8% associam a canais de atendimento à reclamação). Ainda, algumas ações são percebidas como de alta importância, mas apresentam baixa satisfação, entre eles estão o rápido atendimento às reclamações (item de importância máxima para 66% dos entrevistados, mas pouco satisfatório para 62%) e a qualidade do atendimento em todos os momentos da experiência de consumo (de máxima importância para 62%, mas pouco satisfatório para iguais 62%). Destaca-se que os clientes percebem que o atendimento após a compra é diferente do momento do fechamento da venda. Esta afirmação está baseada na média de 2,15, a mais baixa entre as variáveis analisadas, com um desvio padrão de 0,759 e assimetria negativa de -0,249. A pesquisa suscita o questionamento sobre a importância do pós-venda na construção de relacionamentos e fidelização do cliente e instiga um olhar apurado ao tema, tanto no ambiente acadêmico como gerencial.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-23
Cómo citar
Comiotto, F. D., Costa, J. I. P. da, Santos, A. R., & Mondo, T. S. (2014). Comprei Meu Carro, o que vem Depois? Análise da Percepção e da Importância Atribuídas por Clientes em Serviços de Pós-Venda. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(6), 80–93. https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2575
Número
Sección
Artigos