Comprei Meu Carro, o que vem Depois? Análise da Percepção e da Importância Atribuídas por Clientes em Serviços de Pós-Venda

Autores/as

  • Francisco Dimitrius Comiotto Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jane Iara Pereira da Costa Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Aline Regina Santos Universidade do Estado de Santa catarina
  • Tiago Savi Mondo Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2575

Palabras clave:

Marketing, Pós-Venda, Concessionárias,

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção e a importância atribuída pelos clientes de concessionárias sobre as ações de pós-venda desempenhadas por tais empresas, na região de Florianópolis, SC. Tal estudo se originou na curiosidade em desvendar se as práticas de pós-venda são associadas ao produto/serviço ou ao consumidor, bem como a avaliação dos clientes sobre tais práticas. Para tanto, empreendeu-se pesquisa exploratória descritiva, de caráter quantitativo, mediante levantamento com 400 proprietários de automóveis das marcas JAC, GM, Fiat e Toyota. Os estudos revelam que os clientes associam pós-venda primeiramente aos aspectos de serviço (31,4% associam à revisão programada) e posteriormente ao relacionamento com o consumidor (9,8% associam a canais de atendimento à reclamação). Ainda, algumas ações são percebidas como de alta importância, mas apresentam baixa satisfação, entre eles estão o rápido atendimento às reclamações (item de importância máxima para 66% dos entrevistados, mas pouco satisfatório para 62%) e a qualidade do atendimento em todos os momentos da experiência de consumo (de máxima importância para 62%, mas pouco satisfatório para iguais 62%). Destaca-se que os clientes percebem que o atendimento após a compra é diferente do momento do fechamento da venda. Esta afirmação está baseada na média de 2,15, a mais baixa entre as variáveis analisadas, com um desvio padrão de 0,759 e assimetria negativa de -0,249. A pesquisa suscita o questionamento sobre a importância do pós-venda na construção de relacionamentos e fidelização do cliente e instiga um olhar apurado ao tema, tanto no ambiente acadêmico como gerencial.

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Biografía del autor/a

Francisco Dimitrius Comiotto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2009). Atualmente é gerente comercial - Power Imports Veículos Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia. Mestre em Administração (UDESC)

Jane Iara Pereira da Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atuou como professor na UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina, no Curso de Administração, área de Marketing, até sua aposentadoria, como professor adjunto IV. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina-ESAG, na área de Marketing.Líder do GEPEM-Grupo de Estudos e Pesquisas de Marketing-ESAG/UDESC.Professora do Mestrado Profissional em Administração da UDESC e Graduação em Administração Empresarial.Membro fundador da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicas-FEPESE/UFSC.Membro fundador da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil-SC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, administração, pesquisa de marketing,marketing de serviços, atendimento e vendas

Aline Regina Santos, Universidade do Estado de Santa catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Mestrado em Administração pelo Mestrado Profissional em Administração, ESAG/ UDESC (2006) e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, PPGEP/UFSC (2009), com tese na área de Gestão da Reclamação e Recuperação de Serviços. É professora no Mestrado Acadêmico e Departamento de Administração Pública, da ESAG/UDESC e no Curso de Administração do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Atua como pesquisadora e consultora, com experiência na área de Marketing de Serviços (Público e Privado) e Gestão Pública. Membro fundador e integrante da equipe executiva do PVBLICA - Instituto de Políticas Públicas.

Tiago Savi Mondo, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gerenciamento de projetos pela FGV-SC. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutorando em Administração na UFSC. Possui publicações em revistas nacionais e internacionais e dois capítulos de livro. Professor Efetivo da área de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Marketing GEPEM da UDESC e Líder Pesquisador do Núcleo de Estudos em Hospitalidade do IFSC. Áreas de pesquisa: Marketing Integrado, Marketing Turístico, Administração de Serviços, Gestão da Hospitalidade.

Publicado

2014-12-23

Cómo citar

Comiotto, F. D., Costa, J. I. P. da, Santos, A. R., & Mondo, T. S. (2014). Comprei Meu Carro, o que vem Depois? Análise da Percepção e da Importância Atribuídas por Clientes em Serviços de Pós-Venda. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(6), 80–93. https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2575