A Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Imagem de Marca: Um Estudo em Empresas Brasileiras do Setor de Cosméticos

Autores/as

  • Márcio Ribeiro da Fonseca ESPM
  • Thelma Valéria Rocha ESPM
  • Eduardo Eugênio Spers ESPM e ESALQ

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2787

Palabras clave:

Marketing, Estratégia de Marketing, Reputação Corporativa, Responsabilidade Social Corporativa, Imagem de Marca

Resumen

Este estudo tem como tema a influência da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na imagem de marca (IM) e na reputação corporativa (RC) de empresas brasileiras do setor de cosméticos. O foco da pesquisa foi investigar a percepção dos consumidores universitários pertencentes às classes A/B sobre as ações de RSC de duas grandes empresas brasileiras de cosméticos. O objetivo foi comparar as percepções dos consumidores e apontar as diferenças entre as duas empresas. O desenvolvimento deste estudo ocorreu em duas etapas: a primeira etapa envolveu revisão bibliográfica, verificando as teorias e pesquisas publicadas sobre responsabilidade social corporativa, IM e RC. A segunda etapa envolveu a coleta de dados por meio de uma survey com consumidores de duas grandes empresas brasileiras de cosméticos que publicam relatórios sociais com metodologia GRI. Os resultados demonstraram que a RSC tem influência positiva na IM, porém tal influência demonstrou-se significativa apenas para uma das marcas estudadas, sendo moderada para a segunda. Entre as contribuições deste trabalho estão a revisão de literatura sobre o tema, os apontamentos da influência dos subconstrutos e variáveis da RSC na IM e RC e as diferenças da percepção do consumidor para cada uma das marcas estudadas, bem como as recomendações para estudos futuros.

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Biografía del autor/a

Márcio Ribeiro da Fonseca, ESPM

Mestre em gestão internacional pela ESPM SP e especialista em marketing pela mesma instituição. Professor de graduação dos cursos de Publicidade e Propaganda e Administração de Empresas da ESPM desde 2001.

Thelma Valéria Rocha, ESPM

Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI) da ESPM.

Eduardo Eugênio Spers, ESPM e ESALQ

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Professor Associado 2 da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Atualmente é bolsista produtividade do CNPq, nível 2.

Publicado

2014-12-22

Cómo citar

Fonseca, M. R. da, Rocha, T. V., & Spers, E. E. (2014). A Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Imagem de Marca: Um Estudo em Empresas Brasileiras do Setor de Cosméticos. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(6), 34–46. https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2787