Segmentação de Mercado em Empresas de Base Tecnológica: O caso da Segmentação de Espumantes

Autores/as

  • Valéria Riscarolli Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Sandra Regina Silva dos Santos Souza Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Leonel Cezar Rodrigues Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Fabrícia Durieux Zucco FURB e UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2679

Palabras clave:

espumantes, segmentação, estratégia de segmentação, estratégia de marketing

Resumen

É premissa comum que a segmentação de mercado de produtos e serviços é feita com base no comportamento do consumidor. Seria essa a lógica utilizada por empresas pequenas de domínio tecnológico e know how específicos? Nessa pesquisa, busca-se determinar os princípios de segmentação mercadológicos usados por uma vitivinicultora, como ilustração do tipo empresarial descrito, reconhecida pela excelência de seus produtos no mercado nacional e em mais de 13 países no mundo. O método utilizado foi o estudo de caso único, com prospecção de informações de altos executivos e triangulados com informações primárias de observações e de documentos formais da empresa, estudando nela, especificamente, a segmentação para seus espumantes.  Os principais resultados indicam que a vinícola estudada considera apenas elementos tecnológicos internos como fundamento de formação de seu mercado. Conclui-se assim, que a segmentação de mercado baseia-se no domínio tecnológico de produção de seus espumantes, atrelados a uma política de preços-prêmios. A empresa julga que como o mercado de espumantes está ainda em formação, os segmentos de consumo de espumantes se formam e se consolidam de acordo com a evolução das preferências degustativas, dependentes das tecnologias de produção, garantidoras da qualidade de seus espumantes. 

 

DOI: 10.5585/remark.v13i3.2679

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Biografía del autor/a

Valéria Riscarolli, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação para Publicidade & Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (2000), graduação em Administração pela Universidade Nove de Julho (2013),mestrado em Administração de Negócios pela Universidade Regional de Blumenau (2002) e doutorado em Administração pela Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo (2007). É pesquisadora das áreas de Estratégia Organizacional, Captação de Recursos para Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas e Empreendedorismo.

Sandra Regina Silva dos Santos Souza, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Possui mestrado em Administração Estratégica pelo Centro Universitário FECAP (2001). Tem vasta experiência em liderança e trabalho em equipe no setor bancário e é professora da Universidade Nove de Julho - Uninove

Leonel Cezar Rodrigues, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Graduado em Química (Bacharelato e Licenciatura) pela Universidade Regional de Blumenau; Espsecialista em Gestão da Tecnologia e em Cooperação Técnica Internacional pela FEA/USP. Tem o Mestrado em Administração da Tecnologia pela Vanderbilt University, TN (USA) e Doutorado em Administração, também pela Vanderbilt University, TN (USA), com concentração em Gestão de Sistemas de Ciência e Tecnologia. Co-fundador e Diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Blumenau e Pro-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau. Foi co-fundador do Blusof - Pólo de Alta Tecnologia de Blumenau e Diretor Superintendente de 1994-97. Criou e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Administração Stricto Sensu (1995-02) da Universidade Regional de Blumenau. Tem atuado como consultor em Planejamento Estratégico de IES. É co-autor de oito livros vários capítulos de livros. Atualmente é professor titular e pesquisador do Programa de Doutorado em Administração e Coordenador do Programa de Doutorado Interinstitucional em Administração da Universidade Nove de Julho. Na área empresarial é pesquisador e consultor em Administração da Tecnologia, com ênfase em Inteligência Competitiva, Empreendedorismo e Inovação.

Fabrícia Durieux Zucco, FURB e UNIVALI

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (1995), especialização em Gerenciamento de Marketing (1997) e mestrado em Administração (2000), todos pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). É Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora titular da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e da FURB (Universidade Regional de Blumenau) . Tem experiência nas áreas de Administração (com ênfase em Marketing), Turismo e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, segmentação, estratégia e publicidade e propaganda.

Publicado

2014-08-11

Cómo citar

Riscarolli, V., Souza, S. R. S. dos S., Rodrigues, L. C., & Zucco, F. D. (2014). Segmentação de Mercado em Empresas de Base Tecnológica: O caso da Segmentação de Espumantes. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(3), 90–107. https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2679