Pesquisa Experimental em Marketing

Autores/as

  • Jose Mauro Hernandez FEI e USP
  • Kenny Basso Faculdade Meridional - IMED
  • Marcelo Moll Brandão Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2692

Palabras clave:

método experimental, pesquisa em marketing, pesquisa em comportamento do consumidor, relações causais

Resumen

Considerando o crescimento do número de estudos científicos publicados na área de marketing e o consequente desenvolvimento de teorias próprias (Hunt, 2010), o uso de experimentos parece ser cada vez mais pertinente para elucidar o funcionamento dos fenômenos mercadológicos. Este artigo pretende discutir os principais elementos para a realização de um estudo experimental, além de estimular os pesquisadores a adotarem este método de pesquisa. Vários periódicos internacionais (p. ex. JCR, JCP, JMR, JR, JBR) têm publicado artigos com base em estudos experimentais que evidenciam não somente a relação entre dois eventos, mas também como tais eventos ocorrem, utilizando análises de mediação e moderação. Este artigo pretende servir como um guia na condução de experimentos para pesquisadores iniciantes e oferecer novas perspectivas da pesquisa experimental para pesquisadores mais experientes. 

 

DOI: 10.5585/remark.v13i2.2692

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Biografía del autor/a

Marcelo Moll Brandão, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor do PPGA da Uninove

Publicado

2014-05-23

Cómo citar

Hernandez, J. M., Basso, K., & Brandão, M. M. (2014). Pesquisa Experimental em Marketing. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(2), 98–117. https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2692