Relacionamentos de Marketing em Empresas Varejistas: Aspectos Positivos e Negativos

Autores/as

  • Cléria Donizete da Silva Lourenço UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Ricardo de Souza Sette UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2513

Palabras clave:

Marketing de Relacionamento, Varejo, Pequenas Empresas. Troca.

Resumen

O objetivo deste trabalho é compreender as relações de trocas comerciais sob a ótica dos clientes, funcionários e proprietários de empresas varejistas. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi feita utilizando-se como método a etnografia. Os dados foram coletados em cinco empresas varejistas de um município de pequeno porte no Sul de Minas Gerais – um supermercado, uma farmácia, uma panificadora, um posto de combustíveis e uma loja de hortifrutigranjeiros – durante o período de um ano (dez/2008 a dez/2009). A observação participante e a entrevista em profundidade foram utilizadas como técnicas de coleta de dados. Para tratamento dos mesmos, utilizou-se a análise de conteúdo. Por meio da análise empreendida, identificou-se que os relacionamentos de marketing são compostos tanto por aspectos positivos quanto negativos. Contudo, os aspectos positivos são predominantes, especialmente pelo fato de que o cultivo de relacionamentos nas empresas varejistas analisadas é uma ocorrência natural, podendo, portanto, ser caracterizado como “genuíno”. Em termos teóricos, uma das principais descobertas feitas nesta pesquisa é que o relacionamento de marketing pode trazer também implicações negativas para as empresas confirmando as descobertas de Grayson and Ambler (1999) quando eles afirmam que o marketing de relacionamento pode trazer benefícios, mas também desvantagens inerentes. Em termos gerenciais, há que se ressaltar o papel fundamental que os funcionários exercem na construção de relacionamentos duradouros. Sendo assim, maior atenção deveria ser dispensada ao desenvolvimento de habilidades de relacionamentos daqueles que estão face a face com o cliente.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i3.2513

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Biografía del autor/a

Cléria Donizete da Silva Lourenço, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Doutora em Administração Professora Adjunta II da Universidade Federal de Lavras – UFLA Departamento de Administração e Economia – DAE

Ricardo de Souza Sette, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Professor titular da Universidade Federal de Lavras – UFLA Departamento de Administração e Economia – DAE

Publicado

2013-12-06

Cómo citar

Lourenço, C. D. da S., & Sette, R. de S. (2013). Relacionamentos de Marketing em Empresas Varejistas: Aspectos Positivos e Negativos. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(3), 152–178. https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2513