Consumidora Consciente?! Paradoxos do Discurso do Consumo Sustentável de Moda

Autores/as

  • Adriana Tenório Cordeiro Universidade de Pernambuco
  • Marcela de Moraes Batista Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo/Programa de Pós-Graduação em Administração/ Universidade Federal de Pernambuco - GITEC/PROPAD/UFPE - PE
  • Mayara Andresa Pires da Silva Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias - PE
  • Girlaynne Danusia Farias Pereira Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo/Programa de Pós-Graduação em Administração/ Universidade Federal de Pernambuco - GITEC/PROPAD/UFPE - PE

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2413

Palabras clave:

consumo de moda, questão ambiental, discurso

Resumen

À medida que a questão ambiental se destaca nas agendas de discussão, bem como no repertório mercadológico, amplia-se a abrangência de questões relacionadas à necessidade não apenas de processos produtivos sustentáveis, mas também de um consumo “consciente”, “responsável” ou “sustentável” no segmento de moda. A responsabilização individual do consumidor de moda, quanto a problemas socioambientais é objeto de reflexão neste artigo. A partir de uma pesquisa exploratória qualitativa, no Pólo de Confecções do Agreste pernambucano, analisamos como problemáticas socioculturais e ambientais são (re)descritas segundo uma (suposta) prática “consciente” no consumo de moda. Para construção do corpus, consideramos a perspectiva de indivíduos em relação significativa com a prática sob investigação (o consumo de moda), tendo sido realizadas dez entrevistas em profundidade com jovens consumidoras locais de moda. Dados suplementares foram coletados, e incluíram fontes diversas, agrupadas e categorizadas após o trabalho de campo: artigos e conferências que versam sobre o consumo de moda (foco em vestuário); e matérias e notícias de jornais, revistas e internet que versavam sobre o consumo de moda no Agreste pernambucano, totalizando 70 artigos/matérias. Neste segmento, foi possível problematizar a relação entre inveja e felicidade como marcador importante, e a moda que funciona como parte dos recursos empregados pelo sujeito para construção identitária e reprodução cultural. Observam-se paradoxos de um consumo “ecologicamente correto” de moda, desmitificando-se a idéia de que o consumo “consciente” de moda é simplesmente uma questão de “escolha”.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i3.2413

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Biografía del autor/a

Adriana Tenório Cordeiro, Universidade de Pernambuco

Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE. Professora Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE).

Marcela de Moraes Batista, Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo/Programa de Pós-Graduação em Administração/ Universidade Federal de Pernambuco - GITEC/PROPAD/UFPE - PE

Bacharel em Administração pela UPE. Estudante do Mestrado em Administração (PROPAD/UFPE).

Mayara Andresa Pires da Silva, Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias - PE

Bacharel em Administração pela UPE.

Girlaynne Danusia Farias Pereira, Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo/Programa de Pós-Graduação em Administração/ Universidade Federal de Pernambuco - GITEC/PROPAD/UFPE - PE

Bacharel em Administração pela UPE. Estudante do Mestrado em Administração (PROPAD/UFPE).

Publicado

2013-12-06

Cómo citar

Cordeiro, A. T., Batista, M. de M., Silva, M. A. P. da, & Pereira, G. D. F. (2013). Consumidora Consciente?! Paradoxos do Discurso do Consumo Sustentável de Moda. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(3), 01–22. https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2413