As Redes Sociais e o Comportamento de Compra do Consumidor: o reinado do “boca-a-boca” está de volta?

Autores/as

  • Robson Nogueira Tomas Universidade Federal de São Carlos
  • Rodolpho Pierre Meschgrahw The Boston Consulting Group
  • Rosane Lúcia Chicarelli Alcantara Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2325

Palabras clave:

Comportamento do Consumidor, decisão de compra, sofisticação do consumidor

Resumen

Cada vez mais, a internet tem sido considerada um canal de marketing que abre espaço para comunicação personalizada e diferenciada entre empresas e consumidores (Kloter & Keller, 2006). Nessa direção, nota-se que em um mercado de concorrência em constante ascensão e aumento de complexidade, tem sido constante, também, a preocupação de algumas empresas no que diz respeito às novas ferramentas da internet que impactam o comportamento de compra do consumidor. Entretanto, ainda são escassos estudos acerca desta temática. Sob esta perspectiva, objetivou-se neste artigo conhecer e entender como as novas ferramentas da internet, em especial a web 2.0, influenciam o comportamento de compra do consumidor. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa, utilizando-se de entrevistas estruturadas, e, com amparo do software SPSS para tratamento dos dados. Parte dos resultados indica que a sofisticação do consumidor é uma tendência, sendo que a mesma é mais forte em determinados grupos de consumidores e categorias de produtos. Também há indícios de que o conhecido “boca-a-boca” mudou e está mais sofisticado com a ascensão das redes sociais. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2325

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Biografía del autor/a

Robson Nogueira Tomas, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Administração pela PUC Minas. Mestre em Administração pela UFMS. Doutorando em Engenharia de Produção pela UFSCar.

Rodolpho Pierre Meschgrahw, The Boston Consulting Group

Graduado em Engenharia de Produção pela UFSCar. Atualmente é Consultor Associado ao The Boston Consulting Group

Rosane Lúcia Chicarelli Alcantara, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2012-09-05

Cómo citar

Tomas, R. N., Meschgrahw, R. P., & Alcantara, R. L. C. (2012). As Redes Sociais e o Comportamento de Compra do Consumidor: o reinado do “boca-a-boca” está de volta?. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(2), 124–151. https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2325