Ecológicos ou Controlados? Construindo Discursivamente o Consumidor Consciente

Autores/as

  • Fernanda Chagas Borelli Coppead/UFRJ
  • Marcus Wilcox Hemais Coppead/UFRJ
  • Pedro Ivo Rogedo Costa Dias Coppead/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2294

Palabras clave:

Consumo consciente, Consumidor consciente, Técnica projetiva

Resumen

Num contexto em que o consumo vem sendo apontado como um dos grandes responsáveis pela destruição de recursos e pelo desequilíbrio do clima terrestre, o consumidor vem sendo chamado para fazer a sua parte. Surge, então, um grupo de consumidores preocupados com o efeito de suas compras no mundo exterior – o que chamamos aqui de consumidores conscientes. Este trabalho procura auxiliar no entendimento dos discursos dominantes sobre o consumo consciente, investigando como o consumidor consciente, suas motivações, suas práticas e suas dificuldades são discursivamente construídos pelos demais consumidores. A pesquisa baseou-se em um exercício projetivo inspirado no estudo de Belk, Deninney e Eckhardt (2005) respondido por 37 alunos de uma universidade privada localizada no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. Os respondentes delinearam duas construções discursivas do consumidor consciente, construídas a partir de uma forte dualidade com o que chamam de “consumidor inconsciente”. Motivações, mudanças de comportamento e dificuldades enfrentadas por estes consumidores são discutidas e, com base nelas, são sugeridas aplicações gerenciais e caminhos de pesquisa futura. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2294

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Biografía del autor/a

Fernanda Chagas Borelli, Coppead/UFRJ

Doutoranda em Administração com ênfase em Marketing/Comportamento do Consumidor

Publicado

2012-09-05

Cómo citar

Borelli, F. C., Hemais, M. W., & Dias, P. I. R. C. (2012). Ecológicos ou Controlados? Construindo Discursivamente o Consumidor Consciente. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(2), 18–42. https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2294