O ESTIGMA "DE MENOR" NA IMPRENSA ESCRITA

Autores/as

  • Vinicius Neder

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v7i2.1310

Palabras clave:

Estigma. Exclusão social. Infância. Jornalismo

Resumen

A representação dominante de crianças e adolescentes em situação de risco social na mídia contribui para estigmatizá-las. Neste trabalho, busca-se analisar como a repetição do termo “menor de idade” ou simplesmente “menor” favorece esse preconceito, no discurso jornalístico. O deslizamento semântico (do discurso jurídico para as manchetes de jornais) indica que a proteção à infância e juventude desfavorecida é um tema menor na pauta das questões sociais. Ao designar parcela importante da população como ameaça social, responsável pelo aumento da violência, o discurso jornalístico reforça uma estrutura social excludente.

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Publicado

2009-08-13

Cómo citar

Neder, V. (2009). O ESTIGMA "DE MENOR" NA IMPRENSA ESCRITA. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 7(2), 161–168. https://doi.org/10.5585/remark.v7i2.1310

Número

Sección

Artigos