LULA VERSUS ALCKMIN: CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS NO PERIÓDICO DE VEJA

Autores/as

  • Cicília de Sousa Frazão

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v7i2.1319

Palabras clave:

Discurso. Imagem. Política.

Resumen

Neste trabalho, realiza-se uma análise da capa da edição 1980, da revista Veja, publicada em (1º nov. 2006), na campanha eleitoral de 2006 – segundo turno, enfocando a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin. Busca-se compreender o discurso imagético e o verbal expresso nas capas e suas coerções nas formações sociodiscursivas, por meio das investigações dos mecanismos de construção do texto icônico e do verbal, e desvendar os efeitos de sentido construídos nas capas. Com base em um respaldo teórico, procura-se entender de que modo o sentido depende dos códigos produzidos por uma cultura e como são mobilizados pela mídia para construir ou desconstruir a imagem de um político perante a sociedade.

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Biografía del autor/a

Cicília de Sousa Frazão

pós-graduada pela Universidade São Judas Tadeu em Literatura Brasileira – Lato Sensu. Atualmente é mestranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, cuja dissertação traz como título “A construção da figura de Lula na mídia semanal em 2002 e 2006, sob a orientação de José Luiz Aidar.

Publicado

2009-08-13

Cómo citar

Frazão, C. de S. (2009). LULA VERSUS ALCKMIN: CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS NO PERIÓDICO DE VEJA. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 7(2), 137–144. https://doi.org/10.5585/remark.v7i2.1319

Número

Sección

Artigos