Comunicação, Consumo e Polí­Ticas Periféricas

Autores/as

  • NÍZIA VILLAÇA UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v7i1.932

Palabras clave:

Arte. Comunicação. Consumo. Estudos culturais. Periferia.

Resumen

Neste artigo, analisa-se a dinâmica periferia/centro no quadro mais amplo da globalização. Os processos de hibridação entre as noções local e global são objetos de discussão em que se observam fenômenos midiáticos que, a exemplo da grife Daspu ou de documentários como “Sou feia, mas tô na moda”, oferecem dados para discutir as negociações identitárias que a mídia e a indústria cultural põem em cena para dar novo sentido à relação centro/periferia e aos processos de inclusão e exclusão. A metodologia utilizada busca cruzar questões relativas à epistemologia da comunicação, antropologia do consumo e estudos culturais para analisar a dinâmica proposta que apresenta tanto a visão dos produtores culturais quanto a de alguns dos novos atores sociais, ao discutir a questão básica da autoria.

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Biografía del autor/a

NÍZIA VILLAÇA, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Expressões e Linguagens

Publicado

2009-02-13

Cómo citar

VILLAÇA, N. (2009). Comunicação, Consumo e Polí­Ticas Periféricas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 7(1), 75–82. https://doi.org/10.5585/remark.v7i1.932

Número

Sección

Artigos