WEBER E O CONSUMO DE LUXO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A OBRA A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPͭRITO DO CAPITALISMO

Autores/as

  • Priscilla Schramm Portugal Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v6i1.143

Palabras clave:

Consumo. Luxo. Max Weber.

Resumen

A importância do trabalho do sociólogo Max Weber é inegável na história das Ciências Sociais, mas será que a partir de sua obra, intitulada A ética protestante e o espírito do capitalismo, é possível explicar o consumo de luxo atual? Neste artigo, serão apresentadas algumas críticas feitas ao livro por estudiosos que acreditam que o seu autor tenha desprezado fatos importantes que influenciaram a sociedade no século XVII, tais como a moda, a valorização do amor romântico e a mentalidade européia de modo geral. Campbell, por exemplo, afirma que esse recorte histórico faz com que Weber não leve em consideração mudanças sociais importantes. Se na época em que foi escrito, o livro já não era suficiente para explicar o consumo de luxo, tal fato se torna mais evidente na atualidade, em que o ascetismo já não predomina nas sociedades ocidentais, e até países em desenvolvimento se renderam ao consumo de artigos de luxo.

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Biografía del autor/a

Priscilla Schramm Portugal, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa Pós-graduada em Moda e Comunicação pelo Istituto Europeo di Design em Milão, Itália Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná Curitiba – Paraná/PR

Publicado

2007-12-28

Cómo citar

Portugal, P. S. (2007). WEBER E O CONSUMO DE LUXO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A OBRA A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPͭRITO DO CAPITALISMO. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 6(1), 49–56. https://doi.org/10.5585/remark.v6i1.143

Número

Sección

Artigos