A SOLIDÃO DA AMÉRICA LATINA NA GRANDE IMPRENSA

Autores/as

  • Alexandre Barbosa UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v6i1.140

Palabras clave:

Comunicação na América Latina. Imprensa alternativa. Jornalismo latino americano. Noticiário de grande imprensa. Movimentos sociais latino-americanos.

Resumen

Neste artigo, investigam-se os fatores que dão pouco espaço qualitativo e quantitativo para a América Latina no noticiário da grande imprensa, fundamentados em dois eixos: o ambiente socio-histórico e o jornalístico. É, por meio da intersecção desses campos que se monta o cenário de solidão da América Latina. A pesquisa mostra que o continente latino-americano é cindido por processos históricos, definidos como América Latina oficial e América Latina popular. Enquanto a grande imprensa representa o aparelho ideológico da “América Latina oficial”, a imprensa alternativa desempenha esse papel em relação à “América Latina popular”. Diante disso, desfaz-se o mito da imparcialidade e conclui-se que, para a América Latina não ser condenada à solidão, é preciso desenvolver e estudar os movimentos sociais latino-americanos, incluindo seus processos de comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Barbosa, UNINOVE, São Paulo

Jornalista (Umesp); Mestre em Ciências da Comunicação (Jornalismo Comparado) pela ECA-USP; Especialista em Jornalismo Internacional pela PUC-SP; Professor do curso de jornalismo Uninove.

Publicado

2007-12-28

Cómo citar

Barbosa, A. (2007). A SOLIDÃO DA AMÉRICA LATINA NA GRANDE IMPRENSA. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 6(1), 21–30. https://doi.org/10.5585/remark.v6i1.140

Número

Sección

Artigos