Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v21i1.21076Keywords:
Gestão da Marca de Lugar, Identidade, Marketing de Lugar, Museu Corporativo, Turismo IndustrialAbstract
Objetivo: Estender o conhecimento existente sobre museus corporativos como importantes ativos culturais na promoção da marca de lugar.
Método: Qualitativo, com abordagem exploratória e aplicação de técnicas de análise temática.
Originalidade: Desperta a atenção para o fato de que o museu corporativo não pertence somente à empresa, mas também à cidade, região e país onde está localizado, podendo atrair turistas e investidores, além de alimentar o orgulho de pertencer nos residentes.
Resultados: Panorama da localização dos museus corporativos brasileiros, incluindo as principais características e similaridades com os centros de memória. Proposições para futuras pesquisas.
Contribuição teórica: Apresenta modelo teórico explicativo de como o lugar pode utilizar o museu corporativo para impulsionar sua marca e como este pode garantir a sua longevidade.
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