A IMAGEM DO BRASIL: UM ESTUDO QUANTITATIVO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE CONSUMIDORES LATINO-AMERICANOS

Authors

  • Daisy Carmen Sarzuri Ayala University of Sao Paulo
  • Caroline Miranda Correa UNESP - São Paulo State University
  • Edgard Monforte Merlo University of Sao Paulo
  • Dirceu da Silva UNICAMP - University of Campinas
  • Sergio Silva Braga Junior UNESP - São Paulo State University

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v18i3.16366

Keywords:

Consumers, Country Image, Brazil´s Image

Abstract

O objetivo deste estudo é investigar quais são as dimensões que compõem a imagem do Brasil, especificamente na América Latina. Para esse fim, foi realizada uma investigação de tipo quantitativa, por meio de um survey junto a uma amostra de 1617 consumidores de nacionalidade mexicana, argentina, equatoriana e boliviana. A análise dos dados foi realizada utilizando um modelo de equações estruturais, através do software SmatPLS 2.0.M3. Os resultados do estudo confirmaram que a imagem do Brasil pode ser analisada por uma combinação dos componentes cognitivo, afetivo e conativo. Sendo que o cognitivo foi o componente mais fortemente identificado, baseado essencialmente em crenças relacionadas à política, às pessoas do país, aos aspectos socioambientais, à economia, à inovação e à cultura do Brasil.

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Author Biographies

Daisy Carmen Sarzuri Ayala, University of Sao Paulo

Graduada em Administração, Mestre em Negócio e Comércio Internacional pela Universidad Privada Boliviana e Doutora em Administração de Organizações pela FEARP/USP. 

Caroline Miranda Correa, UNESP - São Paulo State University

Graduada em Administração e Mestranda em Agronegócio e Desenvolvimento pela UNESP/FCE/Tupã

Edgard Monforte Merlo, University of Sao Paulo

Graduado e Mestre em Economia e Doutor em Admintração pela USP.

Dirceu da Silva, UNICAMP - University of Campinas

Graduado e Mestre em Fisica e Doutor em Educação pela USP.

Sergio Silva Braga Junior, UNESP - São Paulo State University

Graduado em Administração, Mestre em Administração de Organizações e Doutor em Administração pela UNINOVE. 

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Published

2019-12-27

How to Cite

Ayala, D. C. S., Correa, C. M., Merlo, E. M., Silva, D. da, & Braga Junior, S. S. (2019). A IMAGEM DO BRASIL: UM ESTUDO QUANTITATIVO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE CONSUMIDORES LATINO-AMERICANOS. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 18(3), 53–72. https://doi.org/10.5585/remark.v18i3.16366