Sociodemographic Factors and the Relationship with the Acceptance of Consumers as to the Own Brands in the Supermarket Retail

Authors

  • Célio Alves Castro Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Thel Algusto Monteiro Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Antonio Carlos Giuliani Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Rosana Borges Zaccaria Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3372

Keywords:

Private Label, Consumer Behavior, Supermarket Chains.

Abstract

The private label adoption brings many benefits, especially for the retail supermarket, however, in the Brazilian market, this strategy also works in embryonic form when compared with the United Kingdom considered the first in private labels in this category. In this sense, through a descriptive research with quantitative approach the objective is to identify the private label regular consumer profile and the acceptance of ten categories of private labels that can be introduced in supermarkets from the perspective of the main socio-demographic variables. It was used the Likert scale applied to 167 individuals between April and May in 2016. Some studies evaluate the significance of the relationship between the acceptance of private label and sociodemographic variables such as age, gender, education and socioeconomic status, however, does not investigate by product categories. One result of this study refers to the fact that for the studied sample, the socioeconomic classes that most accept the private label in general are the those in the  borders, that is: A, B1, D and E, and intermediate classes had higher rejection.

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Author Biographies

Célio Alves Castro, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Possui especialização em Marketing (MBA) - Fundação Getúlio Vargas (2012), graduação em Administração de Empresas - Faculdades Integradas Brasileiras (2007). Atualmente é professor da Faculdade Santa Bárbara e professor - Faculdades Integradas Brasileiras. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, empreendedorismo, marketing, satisfação e liderança.

Thel Algusto Monteiro, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (2015), Mestre em Administração (2007), Especialista em Marketing Estratégico (2003), e Bacharel em Administração de Empresas (2001). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unimep, responsável pelas disciplinas Canais de Marketing e Comportamento do Consumidor. Possui capítulos de livros e artigos científicos publicados nas áreas de administração mercadológica, planejamento estratégico de marketing e sustentabilidade. É Editor da Revista "Caderno Profissional de Marketing" da UNIMEP.

Antonio Carlos Giuliani, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Graduado em Administração pela UNIMEP, Especialização em Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, e pela University of Califórnia Berkeley, Doutorado e Mestrado em Administração - UNIMEP. Atualmente é professor tempo integral na área de Marketing e Coordenador do PPGA - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração e do MBA em Marketing da UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. Presidente da Comissão de Ensino de Pós-Graduação da UNIMEP. É professor visitante das Universidades: Universidad Nacional de La Plata / Argentina, Universidad Madero / México, Universidad Sevilla / Espanha. É autor e co-autor de 17 livros no Brasil, Argentina, México e Estados Unidos. Consultor ad-hoc do Ministério da Educação, INEP/SINAES. Experiência em empresas do setor de varejo e serviços na área de Gestão e Marketing por 25 anos. Pesquisador do grupo de estudos de Marketing, Estratégia e Varejo, desenvolvendo estudos na área de Estratégias de Marketing de Varejo e Serviços.

Rosana Borges Zaccaria, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Gradualda em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestrado e em Comunicação Social e doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação e atua nas áreas de: marketing e criatividade, publicidade e propaganda, projeto experimental, comunicação interna e comunicação empresarial. É professora do PPGA - Programa de Mestrado em Administração Profissional da Unimep e dos cursos de especialização Lato Sensu: MBA Marketing e no MBA Marketing e Gestão de Negócios. Membro dos grupos de Pesquisa Marketing e Estratégia e Comunicação na era digital: cultura, estética e linguagem. É consultora em projetos de comunicação.

Published

2017-08-31

How to Cite

Castro, C. A., Monteiro, T. A., Giuliani, A. C., & Zaccaria, R. B. (2017). Sociodemographic Factors and the Relationship with the Acceptance of Consumers as to the Own Brands in the Supermarket Retail. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(3), 369–382. https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3372