Traços de Personalidade e Consumo Sustentável

Authors

  • Juliane de Almeida Ribeiro Instituto Federal Minas Gerais
  • Ricardo Teixeira Veiga Universidade Federal de Minas Gerais
  • Agnaldo Keiti Higuchi Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3218

Keywords:

Consumo Sustentável, Traços de Personalidade, Modelo 3M, Modelagem de Equações Estruturais.

Abstract

A sustentabilidade ambiental é hoje um tema de muitas discussões, tanto no campo da biologia e ecologia quanto da economia. Entre os desdobramentos dessas discussões estão a realização de fóruns internacionais por parte de governos, a promoção de programas de responsabilidade socioambiental por parte das empresas e a realização de práticas de consumo sustentável por parte de estratos de consumidores que tentam estimular as empresas a adotar um comportamento ecologicamente correto. Nesse estudo abordou-se o fenômeno do consumo sustentável, do ponto de vista do consumidor. Mais especificamente, investigaram-se quais traços de personalidade poderiam ser antecedentes do comportamento de consumo sustentável. O arcabouço teórico utilizado para analisar a relação entre traços de personalidade e comportamento de consumo sustentável foi o Modelo Metateórico de Motivação e Personalidade (Mowen, 2000). Os dados, coletados por meio da aplicação de questionários e analisados com a modelagem de equações estruturais, revelaram que os traços frugalidade e conscienciosidade são os que possuem maior relação com o traço propensão ao comportamento de consumo sustentável, representado pela preferência por compra de produtos ecológicos, economia de recursos e realização da reciclagem de materiais.

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Author Biographies

Juliane de Almeida Ribeiro, Instituto Federal Minas Gerais

Profª. Juliane de Almeida RibeiroInstituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro BrancoDoutoranda em Administração - UFMG

Ricardo Teixeira Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof. Dr. Ricardo Teixeira VeigaDepartamento de AdministraçãoUniversidade Federal de Minas Gerais

Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Prof. Agnaldo Keiti HiguchiUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriDoutorando em Administração - UFMG

Published

2016-09-29

How to Cite

Ribeiro, J. de A., Veiga, R. T., & Higuchi, A. K. (2016). Traços de Personalidade e Consumo Sustentável. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(3), 297–313. https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3218