Tell me What Car you Drive and I Will Tell you Who you Are: Aspects for Buying Cars Among a Group Of Brazilian C Class Young

Authors

  • Rafael Mendes Lübeck Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS
  • Lucia Helena Andrade Fallavena EA/UFRGS
  • Fernando de Oliveira Santini Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS
  • Cláudio Hoffmann Sampaio Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2506

Keywords:

Socioeconomic class C. Y generation. Automobile.

Abstract

This work was done in order to ascertain which aspects motivate a group of members of the brazilian C class, belonging to Generation Y, to purchase an automobile. Data collection was based on a focus group and complemented by in interviews with individuals whose monthly income positioned between R $ 1,064 to R $ 4,561.00. The research findings showed that consumption of cars in this sample, is associated with independence and convenience, collective versus individual, mobility, dependence and involvement, status, status assigned to man with car, safety and financial resources. These relationships revealed three moderators: gender, car ownership and importance attached to the car. 

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Author Biographies

Rafael Mendes Lübeck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

Doutorando em Administração, linha de pesquisa Marketing na Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGAd/PUC-RS), Mestre em Administração pela UFSM e graduado em Marketing pelas Faculdades Senac Porto Alegre. Atualmente é professor na Faculdade Senac Porto Alegre e pesquisador de Marketing trabalhando com temas sobre comportamento do consumidor. Atualmente é revisor Journal of Research in Economics and International Finance; Gestão & planejamento (ISSN: 2178-8030); RAIMED: Revista de Administração IMED (ISSN: 2237-7956); RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia - ISSN: 2179-4936; Revista Organizações em Contexto (ISSN: 1982-8756); Revista de Administração da Unimep- RAUnimep (ISSN: 1679-5350). Realizou atividades na ReA - Revista de Administração da UFSM - na função de Editor adjunto. Atuou nas áreas de Marketing e vendas nos setores de serviços e varejo por mais de 15 anos, período no qual ocupou cargos de analista de marketing e gerente.

Lucia Helena Andrade Fallavena, EA/UFRGS

Graduanda em Administração pela EA/UFRGS e graduada em Marketing pelas Faculdades Senac Porto Alegre.

Fernando de Oliveira Santini, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

Doutor em Administração pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS e Universidade de Caxias do Sul - UCS, possui mestrado em Administração pela PUC/RS (2008) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Gradução da Faculdade SENAC Porto Alegre. Coordenador dos cursos de Pós Graduação e Extensão da Faculdade SENAC/RS. Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Vendas e Marketing da Relacionamento da FSG e Comunicação Estratégica de Marketing das Faculdades Senac/RS. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, gestão e estratégia.

Cláudio Hoffmann Sampaio, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Pós-doutor em Marketing pela University of Georgia (EUA). Bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq. Possui mestrado em Administração pela UFRGS (1993) e graduação em Administração de Empresas e em Administração Pública pela UFRGS (1985). Atualmente é coordenador do Comitê de Economia e Administração da FAPERGS Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Mestrado e de Doutorado em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd). Entre os temas mais abordados nas principais publicações nacionais e internacionais estão: comportamento do consumidor, inovação, orientação para o mercado, lealdade, performance empresarial. Autor de diversos artigos e livros nas áreas de marketing e de estratégia, consultor ad hoc de agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPERGS), revisor dos principais congressos e revistas de administração.

Published

2014-08-11

How to Cite

Lübeck, R. M., Fallavena, L. H. A., Santini, F. de O., & Sampaio, C. H. (2014). Tell me What Car you Drive and I Will Tell you Who you Are: Aspects for Buying Cars Among a Group Of Brazilian C Class Young. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(3), 17–35. https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2506