AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUAS TRIBOS

Authors

  • Gazy Andraus UNESP, São Paulo
  • Valéria Aparecida Bari ECA - USP, São Paulo
  • Roberto Elísio dos Santos ECA-USP, São Paulo
  • Waldomiro Vergueiro ECA-USP, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v2i1.67

Abstract

Ao alcançar seu maior desenvolvimento sob o influxo da indústria de comunicação de massa, sobretudo a norteamericana, as histórias em quadrinhos, principalmente a partir do aparecimento das revistas periódicas – os comic books ou gibis, como são conhecidos no Brasil –, foram tradicionalmente encaradas como um produto voltado ao público infanto-juvenil. Para a sociedade em geral, os quadrinhos são direcionados à população infantil, veiculando mensagens que devem adequar-se às características dessa clientela [quando, por um motivo ou outro, fugiram disso, ocorreram reações por parte da sociedade, visando colocá-los novamente nos devidos trilhos...]. Mesmo hoje, com um século de disseminação global das histórias em quadrinhos, grande parte da sociedade, inclusive no âmbito acadêmico, ainda os vê dessa forma.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gazy Andraus, UNESP, São Paulo

Doutorando em Ciências da Informação e Documentação – ECA-USP; Mestre em Artes Visuais – UNESP; Bolsista do CNPQ

Valéria Aparecida Bari, ECA - USP, São Paulo

Mestre em Ciências da Comunicação – ECA-USP; Secretária do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP

Roberto Elísio dos Santos, ECA-USP, São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação – ECA-USP; Jornalista e professor do Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul

Waldomiro Vergueiro, ECA-USP, São Paulo

Doutor, Mestre e Livre-Docente em Ciências da Comunicação – ECA-USP; Coordenador do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos na ECA-USP

Published

2007-12-26

How to Cite

Andraus, G., Bari, V. A., Santos, R. E. dos, & Vergueiro, W. (2007). AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUAS TRIBOS. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 2(1), 57–76. https://doi.org/10.5585/remark.v2i1.67

Issue

Section

Articles