NEOTRIBALISMO - O PREDOMͭNIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL

Authors

  • Rogério Bianchi de Araujo UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v2i1.79

Abstract

Para iniciar este artigo, é importante salientar que o termo ‘tribos’ nada mais é do que uma metáfora para explicar a existência de agrupamentos tipicamente urbanos, os quais constroem uma identidade própria, identificando-se uns com os outros. Falar em tribo é como falar em pacto. Enquanto, nas sociedades indígenas, tribo tem uma conotação ampla, nas sociedades urbano-industriais representa particularismos, isto é, um recorte dentro da sociedade. A metropolização e a urbanização intensas provocaram a crise das tradições, perdas de identidade e, conseqüentemente, no resgate dessas raízes emergem as tribos urbanas. Diante da impessoalidade e anonimato tão enraizados na sociedade moderna, as tribos permitem a criação de códigos de comunicação e comportamentos particulares, com o intuito de escapar da massificação imposta pelo sistema capitalista e da solidão das metrópoles.

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Author Biography

Rogério Bianchi de Araujo, UNINOVE, São Paulo

Mestrando em Filosofia Social (PUC-Campinas); Professor do Departamento de Ciências Sociais na UNINOVE

Published

2007-12-26

How to Cite

Araujo, R. B. de. (2007). NEOTRIBALISMO - O PREDOMͭNIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 2(1), 05–18. https://doi.org/10.5585/remark.v2i1.79

Issue

Section

Articles