A responsabilidade social empresarial a partir da perscpectiva do consumidor: um estudo cross-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.17773

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Análise Fatorial Confirmatória. Modelo de Equação estrutural, Responsabilidade Social.

Resumo

Objetivo: Analisar a relação da avaliação da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) por consumidores brasileiros e peruanos com suas atitudes e intenção de compra. 

Método: Para análise dos dados, foram utilizados os seguintes métodos estatísticos: análise fatorial confirmatória, modelagem de equações estruturais, Teste T e Teste de Razão de Verossimilhança. 

Principais resultados: Os resultados encontrados apontam que a atitude do consumidor brasileiro é influenciada por atividades socialmente responsáveis relacionadas à sociedade, que a intenção de compra é influenciada por ações de RSE direcionadas à sociedade e à concorrência, e que as atividades direcionadas aos empregados influenciam de maneira negativa a intenção de compra do consumidor brasileiro. Por sua vez, a atitude do consumidor peruano é influenciada por ações direcionadas à empresa, sendo que essas ações e as direcionadas à concorrência influenciam positivamente a intenção de compra do consumidor peruano. Propõe-se que a cultura possa explicar a diferença entre as reações dos consumidores de diferentes países. 

Contribuição: Devido à falta de pesquisas empíricas sobre a RSE e o comportamento do consumidor em países em desenvolvimento, e à inexistência de um estudo cross-cultural desta perspectiva com países latino-americanos, este estudo torna-se relevante para as empresas que pretendem posicionar-se de maneira estratégica em países da América Latina, pois compara consumidores brasileiros e peruanos. 

Relevância/Originalidade: A RSE revelou-se mais relevante para os consumidores peruanos, apesar de esta temática estar em um estágio mais avançado no Brasil.

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Biografia do Autor

Claudia Macedo Pires, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Rosamaria Cox Moura-Leite, UFMS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Matheus Wemerson Gomes Pereira

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Isabel Tang Serquen, Universidad Nacional de Tumbes

Docente na Universidad Nacional de Tumbes

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Publicado

29.07.2020

Como Citar

Pires, C. M., Moura-Leite, R. C., Pereira, M. W. G., & Serquen, I. T. (2020). A responsabilidade social empresarial a partir da perscpectiva do consumidor: um estudo cross-cultural. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(2), 334–360. https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.17773

Edição

Seção

Artigos