Atratividade no Ensino Superior: Estudo com Alunos Ingressantes no Curso de Secretariado Executivo

Autores

  • Emiliano Sousa Pontes Universidade Federal do Ceará
  • Roberto Cunha Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Régis Barroso Silva Universidade Federal do Ceará
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3809

Palavras-chave:

Atratividade. Atributos de Escolha. Secretariado Executivo.

Resumo

Objetivo:  O presente estudo tem como objetivo identificar quais os atributos mais relevantes na escolha de um curso superior nas dimensões de instituição de ensino, mercado de trabalho, motivos pessoais e curso.

Método: Tendo como objeto de investigação o curso de graduação em Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará e baseando-se no modelo de análise proposto por Mainardes (2007), a pesquisa é caracterizada como quantitativa e descritiva, tendo como estratégia o método Survey, com coleta de dados realizada mediante questionário estruturado em escala Likert. Os dados foram operacionalizados no Software IBM SPSS 22 e a análise se deu por meio de estatística descritiva e da técnica multivariada de regressão linear.

Originalidade/Relevância: A atração de estudantes é fundamental para o crescimento e a sobrevivência dos cursos e instituições de ensino, sendo imprescindível identificar fatores-chave para a conquista de potenciais ingressantes.

Resultados: Os resultados evidenciam que os atributos de atratividade que melhor explicam a escolha pelo curso de Secretariado Executivo relacionam-se com a empregabilidade do curso, ou seja, as motivações relacionadas à dimensão mercado de trabalho, e com a qualidade do ensino oferecido, atributo relacionado à dimensão curso.

 

Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição do estudo para a área de Marketing está em fornecer informações acerca de atributos que influenciam diretamente na satisfação futura do cliente, que neste caso estão relacionados ao mercado de trabalho e ao próprio curso de Secretariado Executivo.

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Biografia do Autor

Emiliano Sousa Pontes, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração e Controladoria e Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará.

Roberto Cunha Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Ceará.

Régis Barroso Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Administração pela Faculdade Cearense.

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

10.09.2018

Como Citar

Pontes, E. S., Ferreira, R. C., Silva, R. B., & Martins, C. B. (2018). Atratividade no Ensino Superior: Estudo com Alunos Ingressantes no Curso de Secretariado Executivo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(4), 520–531. https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3809