Chegou a Era da Internet das Coisas? Um Estudo sobre Adoção de Objetos Inteligentes no Contexto Brasileiro

Autores

  • Gabriela da Silva Gomes Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Fabio Vinicius de Macedo Bergamo UNASP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3648

Palavras-chave:

Internet das Coisas, Comportamento do Consumidor, Adoção de Tecnologia, Objetos Inteligentes, Modelagem de Equações Estruturais.

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou identificar as variáveis determinantes para adoção de “Objetos Inteligentes” com atributos da “Internet das Coisas”, por parte de consumidores no contexto brasileiro.

Método: Para tanto, foram apresentados os conceitos e definições de “Internet das Coisas” e “Objetos Inteligentes” e identificadas as variáveis que podem influenciar a adoção deste tipo de tecnologia de acordo com referencial teórico, a saber: utilidade percebida, facilidade de uso, prazer percebido, influência social, confiança, controle comportamental percebido e custo, valendo-se de pesquisa quantitativa, com uma amostra de 208 pessoas e análise dos dados realizada através de Modelagem de Equações Estruturais.

Originalidade / relevância: É possível verificar que existem poucos estudos sobre a “Internet das Coisas” e sua influência sobre os consumidores brasileiros, embora o tema venha sendo discutido em diversos fóruns de tecnologia no país o que denota a importância da presente pesquisa para consolidação do conhecimento sobre o tema.

Resultados: Através desta pesquisa, verificou-se que as variáveis determinantes para adoção de “Objetos Inteligentes” na amostra estudada são: custo e controle comportamental.

Contribuições teóriocas/metodológicas: Tal resultado colabora para o enrequecimento do campo de conhecimento do comportamento do consumidor em um novo contexto tecnológico, e permite a replicação do modelo teórico utilizado em outros contextos.

Contribuições sociais/para a gestão: Contribui também para criação de estratégias mercadológicas mais assertivas considerando as preferencias do consumidor brasileiro no que diz respeito ao custo e ao senso de controle sobre os “Objetos Inteligentes”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela da Silva Gomes, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Graduanda em Administração pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP.

Fabio Vinicius de Macedo Bergamo, UNASP

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia - UFBAMestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEPProfessor no Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Downloads

Publicado

23.03.2018

Como Citar

Gomes, G. da S., & Bergamo, F. V. de M. (2018). Chegou a Era da Internet das Coisas? Um Estudo sobre Adoção de Objetos Inteligentes no Contexto Brasileiro. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(2), 251–263. https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3648

Edição

Seção

Artigos