As Consequências das Falhas nos Encontros de Serviço em Shopping Centers: Um Estudo com Consumidores Deficientes Visuais

Autores

  • Pedro Felipe da Costa Coelho Universidade Federal do Ceará
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i2.3475

Palavras-chave:

FDeficiente visual, Falha no encontro de serviço, Shopping center.

Resumo

O advento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência em 2015 trouxe uma série de implicações para pesquisadores de marketing, uma vez que garante o direito de inclusão dos deficientes aos diversos espaços públicos e privados de lazer e consumo, tal como shopping centers. A despeito da expansão desses espaços de consumo no Brasil, as falhas nos encontros de serviço são recorrentes, principalmente quando os consumidores são deficientes visuais. Diante disso, este estudo possui o objetivo de compreender as consequências das falhas nos encontros de serviços em shopping centers para o comportamento de consumo de deficientes visuais. Para o alcance do objetivo, utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico. Os dados foram coletados por meio de observações diretas e naturalísticas com os sujeitos de pesquisa e da condução de nove entrevistas face a face com consumidores deficientes visuais. Por meio da análise do conteúdo dos resultados, concluiu-se que há uma diversidade de falhas ocorridas nos encontros de serviço, tais como o excesso de piedade dos vendedores aos consumidores, o desprezo e a modificação brusca no script de serviço. Por esta razão, as consequências das falhas nos encontros de serviço foram diversas, desde o confronto verbal e a desistência da transação até o boca a boca negativo e a manifestação de sua frustração nas redes sociais virtuais. Este estudo ainda apresenta contribuições gerenciais e acadêmicas para pesquisadores de marketing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Felipe da Costa Coelho, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2014), mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2016) e doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber e professor do departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC).

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB. Coordenador do PPGA/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber.

Downloads

Publicado

30.06.2017

Como Citar

Coelho, P. F. da C., & Abreu, N. R. de. (2017). As Consequências das Falhas nos Encontros de Serviço em Shopping Centers: Um Estudo com Consumidores Deficientes Visuais. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(2), 230–242. https://doi.org/10.5585/remark.v16i2.3475

Edição

Seção

Artigos