A Percepção dos Fatores de Erosão no Processo de Construção da Marca Samsung no Brasil

Autores

  • Camila da Silva Schmitt Furb - Universidade Regional de Blumenau
  • Edson Roberto Scharf Furb - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i5.3047

Palavras-chave:

Marcas Sólidas, Construção de Marcas, Fatores de Erosão das Marcas, Estratégias de Marketing, Samsung.

Resumo

Devido a hipercompetitividade no mercado, a preocupação e necessidade de se planejar adequadamente as estratégias mercadológicas são essenciais (Too, Harvey & Too, 2010). Nesse domínio as marcas são utilizadas pelas empresas como estratégia para criar valor e diferenciação, para que possam se distanciar dessa concorrência. Marcas fortes tendem a criar uma vantagem competitiva duradoura (Tavares, 1998; Bedbury, 2002; Keller & Machado, 2006; Aaker, 2007; Scharf, 2007). Porém, mesmo consolidadas no mercado, marcas sólidas estão vulneráveis aos fatores que causam sua erosão. Nesse contexto, este artigo pretendeu estabelecer a percepção dos fatores de erosão no processo de construção de marcas sólidas, analisando as ações estratégicas incorporadas e trabalhadas pela marca Samsung no Brasil. Para responder as indagações ostentadas, foram utilizados dados primários instaurados nas entrevistas realizadas com executivos estrategistas da marca, e informações advindas também de dados secundários com análise documental de artigos publicados sobre a marca investigada. Quanto aos fatores de erosão estabelecidos, alguns foram percebidos integralmente como erosivo pelos executivos, como é o caso da Proliferação de concorrentes e Pressão por resultados a curto prazo. Com a análise das informações se abarcou o estabelecimento de outros fatores que causam erosão na perspectiva de marca no contexto brasileiro. 

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Biografia do Autor

Camila da Silva Schmitt, Furb - Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Administração com ênfase em Comércio Exterior (2011) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, como também mestrado em Administração - Marketing (2014). Professora da FURB, lecionando Logística Internacional e vertentes como, Logística Empresarial, Cadeia de Suprimentos e Estratégia e Planejamento Logístico. Docência na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, responsável no Campus Itajaí pela disciplina Marketing Digital no curso de Administração e no Campus Balneário Camboriú pela temática Canais de Marketing e Distribuição no curso de Tecnologia em Marketing.

Edson Roberto Scharf, Furb - Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento na área de Marketing pela UFSC (2009), defendeu a tese Proposta de Valor Na Construção de Identidade de Marca: o Capital Humano Envolvido na Área Mercadológica. É mestre em Administração (1999), especialista em Marketing (1992) e graduado em Administração (1988). Foi um dos vencedores do I Prêmio Produção Discente EGC/UFSC 2004-2009, na categoria Produção Doutorado. Líder do Grupo de Estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marca, no CNPQ. Autor dos livros Gestão do Conhecimento Aplicada ao Marketing e Administração na Propaganda, é editor do blog marcatwain.blogspot.com e diretor de planejamento da Greyhound Comunicação.

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Publicado

05.12.2016

Como Citar

Schmitt, C. da S., & Scharf, E. R. (2016). A Percepção dos Fatores de Erosão no Processo de Construção da Marca Samsung no Brasil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(5), 593–608. https://doi.org/10.5585/remark.v15i5.3047