Uma Análise da Definição do Sortimento nos Supermercados Brasileiros e sua Influência nas Vendas

Autores

  • João Carlos Lazzarini FIA - Fundação Instituto de Administração
  • Claudio Felisoni de Angelo FEA-USP
  • Nuno Manoel Martins Dias Fouto FEA-USP
  • Marcos Roberto Luppe EACH-USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i4.2924

Palavras-chave:

supermercados, sortimento, varejo

Resumo

A economia brasileira expandiu-se rapidamente ao longo dos anos 2000 suscitando amplas mudanças em diversos segmentos da atividade econômica. No âmbito do mercado de consumo três características são absolutamente marcantes: aumento significativo do poder de compra dos indivíduos, crescimento vertiginoso do nível de informação sobre produtos e serviços e diversificação da oferta.  Nesse cenário a enorme variedade de produtos colocada à disposição dos consumidores por meio de uma ampla gama de alternativas de distribuição, não apenas lojas em seus mais diferentes formatos, mas também outros meios, como por exemplo, a internet, gradativamente tornaram a definição do sortimento para um particular varejista uma questão inequivocamente crucial no estabelecimento de uma posição competitiva. Estudar a importância do sortimento na dinâmica da competição do mercado varejista é exatamente o propósito deste artigo. Ou seja, procurou-se avaliar a significância de uma eventual relação entre sortimento e vendas ao consumidor final de bens não duráveis de massa. Para tanto foram utilizados dados do painel de lojas Scantrack® da The Nielsen Co. Os dados foram colhidos ao longo de 116 semanas em estabelecimentos localizados na região da Grande São Paulo. As análises de correlação, envolvendo diversidade do sortimento e o volume de vendas, basearam-se na análise de vinte e sete importantes categorias de produtos. Com base nessas informações conseguiu-se mostrar que a média do número de itens ofertados, variável proxy das dimensões sortimento e profundidade, mantem correlação significativa e elevada com as vendas ao consumidor final independentemente dos tipos e tamanhos  de supermercados analisados. 

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Biografia do Autor

João Carlos Lazzarini, FIA - Fundação Instituto de Administração

Professor dos MBAs da Fundação Instituto de Administração 

Claudio Felisoni de Angelo, FEA-USP

Professor Titular do Departamento de Administração da FEA-USP

Nuno Manoel Martins Dias Fouto, FEA-USP

Professor do Departamento de Administração da FEA-USP

Marcos Roberto Luppe, EACH-USP

Prof. Dr. Marcos R. LuppeCurso de MarketingEscola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

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Publicado

21.12.2015

Como Citar

Lazzarini, J. C., Angelo, C. F. de, Fouto, N. M. M. D., & Luppe, M. R. (2015). Uma Análise da Definição do Sortimento nos Supermercados Brasileiros e sua Influência nas Vendas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(4), 502–512. https://doi.org/10.5585/remark.v14i4.2924