Diálogo Acerca dos Conceitos de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Marketing para Causas Sociais (MCS) no Âmbito do Investimento Social Corporativo (ISC)

Autores

  • Nelson Russo de Moraes Univ. Estadual Paulista - UNESP
  • Sergio Silva Braga Junior Univ. Estadual Paulista - UNESP
  • Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani Univ. Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i2.2923

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Marketing, Marketing Social, Investimento Social, Filantropia.

Resumo

Com a evolução das relações sociais estabelecidas entre as organizações empresariais e a sociedade, especialmente após a década de 1980, uma infinidade de terminologias vem, para além de propor especificidade às suas aplicações, causando certos transtornos de entendimento e por vezes sua manipulação torpe. A seguinte questão foi o elemento norteador: Como fica caracterizada a participação social empresarial: responsabilidade social ou marketing social?”. Com o objetivo de analisar a aplicação de conceitos contemporâneos de responsabilidade social e de marketing social, o presente artigo traz o diálogo teórico e uma análise acerca da apropriação destes termos em investimentos sociais corporativas feitas por empresas no município de Bauru, Estado de São Paulo. Os resultados apontam que entre as empresas pesquisadas, as de médio porte apresentam uma forte responsabilidade social, ao passo que o marketing social é o perfil predominante de empresas cuja sede é externa ao município.

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Biografia do Autor

Nelson Russo de Moraes, Univ. Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Serviço Social pela UNESP. Graduado em Administração pela Instituição Toledo de Ensino - ITE/Bauru/SP. Professor Assistente Doutor (RDIDP) da UNESP - Campus de Tupâ.

Sergio Silva Braga Junior, Univ. Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração de Organizações pela FEARP/USP e graduado em Administração. Professor Assistente Doutor da UNESP - Universidade Estadual Paulista do Campus de Tupã, no curso de Administração de Empresas. Pesquisador na área de Ciências Sociais Aplicadas em assuntos ligados ao Comportamento do Consumidor para Produtos Verdes no Varejo e Logística Reversa no Varejo. 

Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani, Univ. Estadual Paulista - UNESP

Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa  - UFV. Pós-doutorado na Kansas State University. Professora Assitente Doutora da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Tupã.

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Publicado

30.06.2015

Como Citar

Moraes, N. R. de, Braga Junior, S. S., & Lourenzani, A. E. B. S. (2015). Diálogo Acerca dos Conceitos de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Marketing para Causas Sociais (MCS) no Âmbito do Investimento Social Corporativo (ISC). ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(2), 237–246. https://doi.org/10.5585/remark.v14i2.2923

Edição

Seção

Artigos