Coaching e Mentoring como Instrumento de Foco no Cliente Interno: um Estudo Regional em São Paulo

Autores

  • Graziela Oste Graziano Unimep
  • Cristiano André Peixoto UNIMEP
  • Andrea Kassouf Pizzinatto UNIMEP
  • Dagmar Silva Pinto de Castro UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2663

Palavras-chave:

Coaching, Mentoring, Marketing Interno

Resumo

A pesquisa teve como objetivo identificar as dimensões envolvidas na implementação do Coaching, para a atuação do gerente como gestor junto à sua equipe, em situação real de trabalho; o estudo inclui a mesma investigação em relação ao Mentoring, tomando como foco de estudo pessoas que trabalham região de São Paulo. Os dados coletados na pesquisa foram coletados por meio de um questionário com questões abertas e fechadas. A pesquisa mostrou como resultados das questões pertinentes ao coaching e ao mentoring que a grande maioria, ou quase todos tiveram algum tipo de treinamento, que ocorreu em grupo, com a presença dos gerentes apenas no início e somando 8 horas, podendo assim concluir com essa questão que nos respondentes pesquisados o trabalho do coaching é realizado dentro das organizações varejistas. No tocante ao mentoring, pode-se concluir que está presente dentro da organização e é representado pelo líder.

 

DOI: 10.5585/remark.v13i1.2663

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Biografia do Autor

Graziela Oste Graziano, Unimep

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP; Doutoranda pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE; Professora do Mestrado em Administração da Unimep

Cristiano André Peixoto, UNIMEP

Mestrado em Administração 

Andrea Kassouf Pizzinatto, UNIMEP

Professora do Mestrado em Administração da Unimep

Dagmar Silva Pinto de Castro, UNIMEP

Professora do Mestrado em Administração da Unimep

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Publicado

14.04.2014

Como Citar

Graziano, G. O., Peixoto, C. A., Pizzinatto, A. K., & Castro, D. S. P. de. (2014). Coaching e Mentoring como Instrumento de Foco no Cliente Interno: um Estudo Regional em São Paulo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(1), 47–59. https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2663

Edição

Seção

Artigos