Consumidor Consciente da Renda Baixa: Uma Proposta de Segmentação

Autores

  • Maria de Lourdes Bacha Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE
  • Vivian Iara Strehlau Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM
  • Angela Schaun Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v10i3.2275

Palavras-chave:

Consumo consciente, Sustentabilidade, Segmentação do consumidor da renda baixa.

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma segmentação dos consumidores de renda baixa relativamente ao consumo consciente em São Paulo, Capital. Tem por justificativas o tamanho do segmento baixa renda, a importância do tema e a falta de trabalhos acadêmicos que tratem especificamente da renda baixa e consumo consciente. O artigo se inicia com referencial teórico seguido pela apresentação de resultados de pesquisa empírica quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionário estruturado, incluindo dados demográficos e consumo consciente. Os dados foram analisados com o uso de estatística descritiva e multivariada. A análise de agrupamentos indicou a existência de quatro segmentos: responsáveis saudáveis, ambientalmente educados, desinformados e conscientes de fachada, cada qual com características diferenciadas. DOI: 10.5585/remark.v10i3.2275

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Bacha, Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/ SP

Vivian Iara Strehlau, Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – PUC/ SP

Angela Schaun, Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE

Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

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Publicado

14.02.2012

Como Citar

Bacha, M. de L., Strehlau, V. I., & Schaun, A. (2012). Consumidor Consciente da Renda Baixa: Uma Proposta de Segmentação. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(3), 67–83. https://doi.org/10.5585/remark.v10i3.2275