Turistas psicocêntricos e os fatores influenciadores no valor de compra hedônico de um destino turístico de massa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v12i1.16872

Palavras-chave:

Imagem do destino, Motivação, Percepção de crowding, Valor hedônico de compra, Gramado/RS.

Resumo

Objetivo do estudo: Essa pesquisa buscou verificar quais influências a imagem do destino (ID), a motivação (MO) e a percepção de crowding (PC) poderiam exercer sobre o valor de compra hedônico (VCH) de turistas psicocêntricos em um destino turístico de massa.
Metodologia/abordagem: foi utilizada uma abordagem quantitativa através de um survey como instrumento de coleta de dados. Desse modo, o questionário estruturado foi direcionado para pessoas que visitaram a cidade de Gramado/RS, obtendo assim, 153 respondentes, todos válidos para a amostra final. Os dados obtidos na pesquisa foram investigados a partir da análise de regressão linear múltipla.
Originalidade/Relevância: Reside na associação do valor de compra hedônico com os construtos imagem do destino, motivação e percepção de crowding com a intenção de visitar Gramado/RS.
Principais resultados: A pesquisa demonstrou que o construto imagem do destino a partir da dimensão entretenimento e o construto motivação influenciam positivamente o valor hedônico de compra. Dessa forma, observa-se que o valor de compra hedônico não está associado apenas à utilidade dos bens e serviços no qual o consumo utilitário se apoia, mais também ao prazer, a autorrealização e o status que o consumidor pode relacionar à compra do bem ou serviço.
Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição desta pesquisa foi verificar que turistas denominados psicocêntricos, mesmo mantendo características semelhantes, podem ter comportamentos diferenciados a partir do novo modelo de consumo, da necessidade de estar incluso na sociedade, de status, de satisfação e de prazer. Logo, esta pesquisa pode complementar estudos futuros sobre valor de compra hedônico.
Contribuições sociais/para a gestão: Os achados podem auxiliar em novas estratégias de planejamento da atividade turística.

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Biografias Autor

Priscila Fernandes Carvalho de Melo, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI/SC.

Graduada em contabilidade UFPB

Graduanda em Hotelaria UFPB

Mestranda Em Hotelaria e Turismo - UFPE

Marconi Freitas da Costa, FEA/USP - UFPE.

Doutor em Administração pela FEA/USP. Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo - PPGIC (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD/UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTur/UFPE.

Nathália Korossy, UFPE.

Professora Adjunto II do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Desenvolvimento Urbano na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Geografia (área de concentração em Urbanização e Ordenamento do Território) pela Universidade de Lisboa, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (área de concentração em Gestão e Políticas Ambientais) pela UFPE, Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Pernambuco e Bacharel em Turismo pela UFPE

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Publicado

2023-01-26

Como Citar

Fernandes Carvalho de Melo, P., Freitas da Costa, M., & Korossy, N. (2023). Turistas psicocêntricos e os fatores influenciadores no valor de compra hedônico de um destino turístico de massa. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 12(1), 1–37. https://doi.org/10.5585/podium.v12i1.16872

Edição

Secção

Artigos