Electronic Word of Mouth (e-WOM) e escolha do destino turístico por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida (PcDMr)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v9i3.16015

Palavras-chave:

e-WOM, Destino turístico, Acessibilidade, Pessoa com deficiência.

Resumo

Objetivo do estudo: Analisar o impacto do e-WOM   na escolha do destino turístico por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida (PcDMr).  

Metodologia/abordagem:  Trata-se de um estudo de natureza explicativa; dedutivo e quantitativo com a utilização de uma amostra não probabilística por conveniência, com 128 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A análise de dados foi realizada com auxílio do software SPSS Statistics versão 25. Utilizou-se métodos de estatística descritiva para a análise dos dados. Análise do Teste-T e correlação entre variáveis.

Originalidade/Relevância: Os estudos acadêmicos sobre o uso do e-WOM existentes não abordam a sua utilização por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A relevância acadêmica se dá face o crescimento do mercado do turismo acessível e da necessidade de conhecer melhor os hábitos deste segmento.

Principais resultados: Observou-se que a maioria dos respondentes com deficiência ou mobilidade reduzida viajam acompanhados e ao menos uma vez ao ano. Quanto a acessibilidade do destino, para os turistas PcDMr esta tem influência ou pode influenciar na escolha do destino turístico. No tocante ao uso das redes sociais a maioria dos respondentes PcDMr as utiliza, tendo sido encontrada uma importante correlação entre o uso das redes sociais e a sua influência na escolha do destino, e, comparando os resultados do grupo PcDMr com o de pessoas sem deficiência (PsD), verificou-se uma correlação menor destas. Por fim, verificou-se a influência do E-WOM  na escolha do destino turístico.

Contribuições teóricas/metodológicas: Apresenta os constructos e variáveis do turismo acessível e do e-WOM  e a utilização da internet pelo turista PcDMr e como ele afeta a escolha do destino turístico por PcDMr.

Contribuições sociais / para gestão: Possibilita aos analistas de mercado, profissionais de marketing, governo, empresários e pesquisadores da área do turismo, o desenvolvimento de ações eficazes para o atendimento do turista PcDMr.

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Biografias Autor

Marklea da Cunha Ferst, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). É mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2007), Especialista em Direito do Trabalho pela Faculdades Curitiba e graduada em DIREITO pela Universidade Tuiuti do Paraná (2000). Atualmente é Professora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado, atuando principalmente nos seguintes temas: Legislação em Artes e Turismo; Ética e Responsabilidade Social. Com experiência de gestão na área de Educação Superior, atuou como Coordenadora do Curso de Direito e Diretora da Escola de Ciências Humanas e Sociais e Centro de Ensino a Distância. Avaliadora Ad hoc Institucional e de Cursos do MEC

Sara Joana Gadotti dos Anjos, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Administradora pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991), mestre em Engenharia de Produção/Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutora em Engenharia de Produção/Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Pós-doutorado na Espanha em Gestao da Qualidade em Destinos Turísticos (2007/2008) e Gestão da Comunicação em Destinos Turísticos (2014). Professora do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí. Editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo - RBTur (2012-2017), Editora Regional da América do Sul do Journal of Hospitality and Tourism Insights, Membro do Corpo Editorial do Journal of Destination Marketing & Management, Revista de Cultura e Turismo - Cultur, Turismo Visão e Ação e Applied Tourism. Vice Presidente Regional America do Sul International Tourism Studies Association. Avaliadora de Cursos de EAD e Presenciais do INEP/MEC e do CNPq e da Capes. Temas de Interesse: Inovação; Motivação; Recursos Humanos; Comportamento Turista; Gestão da excelência destino; Gestão Hoteleira; Qualidade Serviço.

Helen Rita Menezes Coutinho, Universidade do Estado do Amazonas

Atualmente cursa doutorado em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), graduação em Curso de Turismo pela Universidade de Fortaleza (1996). É professora concursada da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem experiência na área de Turismo e Administração, com ênfase em Turismo e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico, qualidade em serviços, infraestrutura de apoio, turismo, educação, saúde pública e metodologia da pesquisa. Possui experiência de gestão na área de Educação Superior, atuou como Coordenadora dos Cursos de Turismo, Letras, Geografia, Marketing e Gastronomia.

Luiz Carlos da Silva Flores, Universidade do Vale do Itajaí

Doutorado em Curso de Pos-graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2005)
Professor Titular da Universidade do Vale do Itajaí , Brasil

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

Ferst, M. da C., Anjos, S. J. G. dos, Coutinho, H. R. M., & Flores, L. C. da S. (2020). Electronic Word of Mouth (e-WOM) e escolha do destino turístico por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida (PcDMr). PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(3), 435–461. https://doi.org/10.5585/podium.v9i3.16015

Edição

Secção

Artigos