Comunicação digital de destinos turísticos: a adaptação das organizações aos diálogos on-line
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v11i3.19418Palavras-chave:
Marketing de destinos, Internet, Curitiba, NewcastleGateshead, GuadalajaraResumo
Objetivo do estudo: analisar o impacto das tecnologias de informação e comunicação nas atividades de marketing de destination management and marketing organizations (DMMOs) e como estas organizações têm se adaptado à comunicação turística digital.
Metodologia/abordagem: estudos de caso de abordagem qualitativa com três destinos e DMMOs de diferentes países, desenvolvidos em duas etapas: entrevistas semiestruturadas com base em pesquisa bibliográfica e documental; e análise dos websites e mídias sociais das DMMOs com auxílio da ferramenta Fanpage Karma.
Originalidade/relevância: analisar aspectos do contexto e da gestão das organizações de destino que influenciam sua responsividade aos diálogos on-line.
Principais resultados: os casos apresentaram a variedade de características entre destinos e organizações. Identificou-se que há um ambiente histórico, socioeconômico e político local que influencia a promoção dos destinos. Em todos os casos a internet é vista positivamente para a promoção de destinos turísticos, com diferentes graus de adaptação das organizações ao uso de distintas ferramentas. Cada modelo de gestão apresentou diferentes focos e forças da promoção de destinos.
Contribuições teóricas/metodológicas: a análise qualitativa do impacto da internet na comunicação das DMMOs em destinos de três países, por meio de estudos de caso realizados com uso de software para analisar as mídias sociais dos destinos, apontou que há, na comunicação turística digital de destinos, novos elementos centrais para o estabelecimento de um relacionamento entre destinos e visitantes, atribuindo maior importância ao conteúdo dinâmico e que gera engajamento do que a aspectos subjetivos da marca turística dos destinos.
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