A Preparação do Profissional de Educação Física para a Inclusão de Alunos com Deficiência
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v2i1.41Palavras-chave:
Inclusão, Deficiência, Professor, Educação Física.Resumo
A partir da realidade da inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino buscamos com este estudo avaliar a preparação dos professores de educação física, de escolas públicas e particulares, de duas cidades do sul de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, que avaliou a preparação do professor por meio de uma entrevista semiestruturada que analisava: como o professor avaliava seus conhecimentos para lidar com alunos deficientes, formação acadêmica e dificuldades encontradas no processo da inclusão. Verificamos que os professores recebem esses alunos em suas aulas, porém não se sentem preparados e por isso muitas vezes não realizam a “verdadeira inclusão”, deixando apenas que o aluno esteja presente em sua aula.
DOI: 10.5585/podium.v2i1.41