A Preparação do Profissional de Educação Física para a Inclusão de Alunos com Deficiência

Autores

  • Michelle Aline Barreto Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON
  • Tatiane Santos Luciano Faculdade Presbiteriana Gammon
  • Laura Neves de Paula Faculdade Presbiteriana Gammon
  • Paula Aparecida Borges Universidade Federal de Lavras – UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v2i1.41

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência, Professor, Educação Física.

Resumo

A partir da realidade da inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino buscamos com este estudo avaliar a preparação dos professores de educação física, de escolas públicas e particulares, de duas cidades do sul de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, que avaliou a preparação do professor por meio de uma entrevista semiestruturada que analisava: como o professor avaliava seus conhecimentos para lidar com alunos deficientes, formação acadêmica e dificuldades encontradas no processo da inclusão. Verificamos que os professores recebem esses alunos em suas aulas, porém não se sentem preparados e por isso muitas vezes não realizam a “verdadeira inclusão”, deixando apenas que o aluno esteja presente em sua aula.

DOI: 10.5585/podium.v2i1.41

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Biografia do Autor

Michelle Aline Barreto, Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON

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Publicado

03.06.2013

Como Citar

Barreto, M. A., Luciano, T. S., de Paula, L. N., & Borges, P. A. (2013). A Preparação do Profissional de Educação Física para a Inclusão de Alunos com Deficiência. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 2(1), 152–167. https://doi.org/10.5585/podium.v2i1.41

Edição

Seção

Artigos