Marketing digital: a influência das mídias sociais digitais no processo de decisão de compra dos consumidores de meios de hospedagem
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v9i1.14822Palavras-chave:
Redes Sociais Digitais, Marketing Digital, Meios de Hospedagem, Processo de Decisão de Compra onlineResumo
Objetivo do estudo: o presente trabalho teve o objetivo de analisar como consumidores de meios de hospedagem são influenciados por mídias sociais digitais em seus processos de decisão de compra.
Metodologia/abordagem: A pesquisa desenvolvida foi exploratória e quantitativa, utilizando coleta de dados por meio de questionários aplicados online em mídias sociais digitais com consumidores de meios de hospedagem. O questionário foi composto por questões de múltipla escolha e uma questão discursiva. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e, para a questão discursiva, foi utilizada a análise de conteúdo e, depois, construiu-se uma word cloud (nuvem de palavras).
Originalidade/Relevância: Com a facilidade de acesso à internet que há atualmente, os consumidores estão assumindo papéis mais ativos no processo de decisão de compra, incluindo as suas cinco etapas: reconhecimento do problema, busca de informações, análise de alternativas, decisão de compra e, por fim, o pós-compra. As mídias sociais digitais possibilitam grande diversidade de possibilidades de busca e acesso às informações diversas, o que gera um novo comportamento de compra nos consumidores diante das mudanças que estão ocorrendo na sociedade.
Principais resultados: De acordo com os resultados, os respondentes fazem uso frequente das mídias sociais digitais principalmente para realizarem pesquisas e trocarem informações com outros consumidores, uma vez que as experiências vividas por outros acabam influenciando o processo de decisão de compra de meios de hospedagem.
Contribuições teóricas/metodológicas: Para embasar a discussão, foi desenvolvida uma revisão de literatura a respeito de marketing digital e mídias sociais digitais, comportamento do consumidor online e processo de decisão de compra. Concluiu-se que a etapa mais influenciada pelas mídias sociais é a de busca de informações, na qual os consumidores buscam referências para suas decisões de compra de meios de hospedagem. As mídias sociais mais utilizadas para que esses usuários obtenham informações são o WhatsApp, o Instagram e o Facebook, respectivamente.
Downloads
Referências
Andrade, B. L. S..; Mota, D.; Ferreira, H. P.; Perinotto, A. R. C. (2018). As mídias sociais e os influenciadores digitais na promoção de destinos turísticos. Revista Anais Brasileiros de Estudos Turismo/ABET, Juiz de Fora, v.8, n.2, pp.32 – 42, Maio/Ago.
Andrade, M. M. (2010). Introdução à metodologia do trabalho cientifica: Elaboração de trabalhos de graduação. 10. Ed. SP: Atlas.
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Castells, M. (2001). Internet e sociedade em rede. In: Bauman, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Demartini, F. (2018). O Brasil tem 116 milhões de usuários na internet. <https://canaltech.com.br/internet/brasil-tem-116-milhoes-de-usuarios-de-internet-afirma-ibge-108612/>. Acesso em: 16 de agosto de 2018.
Exame (2014). Kotler diz o que faria se estivesse começando hoje. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/revista-exame/kotler-porkotler> Acesso em: 08 de agosto de 2018.
Farias T. R. P.; Costa, J. H.; Perinotto, A. R. C. (2017). Empresas turísticas, redes sociales y negocios electrónicos. Estudios y Perspectivas en Turismo. V. 26 (2017) pp. 626 – 643.
Fuoco, T. (2003). Guia do Valor econômico de comércio eletrônico. São Paulo: O Globo.
Furlan, B. E.; Marinho, B. (2013) Redes sociais Corporativas. Instituto Desenvolve TI: cursos para capacitação digital. Disponível em: <https://jornaldoempreendedor.com.br/empreendedorismo-na-web/novidades-pela-net/redes-sociais-corporativas-novo-e-book-gratuito-para-download/> Acesso em: 29 de agosto de 2018.
Garcia, G. M. (2007). Comportamento do consumidor virtual: a influência das características pessoais na intenção de compra. Tese (Pós-Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas.
Kotler, Philip (2009). Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Editora.
Mowen, J. C.; Minor, Michael. S (2003). Comportamento do consumidor.1. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Perinotto, A. R. C. (2013). Circulação de imagens turísticas : fotografias de Parnaíba/PI nas mídias / por André Riani Costa Perinotto. Tese (doutorado) — Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.
Porto, C. (2014). Facebook Marketing. São Paulo: Novatec.
Ribeiro, K. C. C. (2018). Meios de hospedagem: Centro de Educação Tecnológica do Amazonas. 2011. Disponível em: <http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_hosp_lazer/061112_meios_hosp.pdf> Acesso em: 29 de agosto de 2018.
Segura, M. C. (2009). O estudo do Marketing Digital versus Marketing Tradicional e a percepção das suas campanhas por parte dos consumidores no mercado virtual a tradicional. 2009. f. 51. Dissertação (Mestrado em estatística e Gestão da Informação) - Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.
Somolon, M. R. (2011). O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre, RS: Bookman.
Torres, C. (2009). A bíblia do marketing digital. 1ª edição. São Paulo: Novatec.
Vaz, C. A. (2010). Google marketing: o guia definitivo de marketing digital.3. ed. São Paulo, SP: Novatec Editora.
Wittel, A. (2001). Toward a network sociality. Theory Culture Society. Vol.18 (6), pp. 51-76
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.