Satisfação e engajamento de visitantes à festivais: análise empírica de uma Oktoberfest

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v9i2.14683

Palavras-chave:

Festivais, Engajamento, Satisfação, Oktoberfest.

Resumo

Objetivo do estudo: Analisar a relação entre a satisfação e o engajamento online dos visitantes da 34ª Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina, Brasil, realizada no ano de 2017.

Metodologia/abordagem: Realizou-se uma pesquisa exploratória, documental e descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de um levantamento survey com questionário, aplicado durante o mês de outubro de 2017 na Oktoberfest Blumenau, o qual resultou em 215 questionários válidos.

Originalidade/Relevância: O uso de festivais como promotores do turismo em destinos vem sendo massivamente utilizado, porém, com seu crescimento, percebeu-se a necessidade de encontrar estratégias para manter o visitante satisfeito e engajado com a sua realização, buscando assim, a manutenção de sua atratividade e intenção de revisitar tal evento. A Oktoberfest é o principal festival cultural alemão realizado em todo o país, e Blumenau possui a maior edição do Brasil em número de público. Assim, evidencia-se a necessidade de avaliar como o visitante está percebendo a realização do festival e o quanto sente-se engajado com este, buscando a manutenção da qualidade e valorização da cultura típica alemã demonstrada através da Oktoberfest.

Principais resultados: Entre os principais achados, destaca-se que as mulheres ficaram mais satisfeitas com a dimensão Tangibilidade, enquanto os homens com a dimensão Empatia. Foi possível identificar ainda, que a satisfação do visitante não tem relação com o engajamento online.

Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo contribui com a literatura acadêmica através do avanço em pesquisas relacionadas a festivais e engajamento, principalmente através do uso da Oktoberfest como objeto de estudo. Tal festival vem sendo utilizado como produto turístico em todo o mundo, porém, pesquisas que identifiquem como este vem se desenvolvendo e se de fato vem representando a cultura de forma satisfatória ainda não alcançaram um espaço significativo no meio acadêmico.

Contribuições sociais / para a gestão: Os resultados aqui apresentados fornecem importantes resultados para a gestão e marketing não apenas da Oktoberfest de Blumenau, mas também para os demais eventos culturais, onde evidenciam que existem diferenças significativas em relação aos fatores pessoais e a sua percepção de engajamento e satisfação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abdul-Ghani, E., Hyde, K. F., & Marshall, R. (2011). Emic and etic interpretations of engagement with a consumer-to-consumer online auction site. Journal of Business Research, 64(10), 1060-1066.

Andersson, T. D., Armbrecht, J., & Lundberg, E. (2017). Linking event quality to economic impact: A study of quality, satisfaction, use value and expenditure at a music festival. Journal of Vacation Marketing, 23(2), 114-132.

Andriof, J., Waddock, S., Husted, B., & Rahman, S. S. (2017). Unfolding stakeholder engagement. Unfolding stakeholder thinking, 26, 19-42.

Baloglu, S. (2001). Image variations of Turkey by familiarity index: Informational and experiential dimensions. Tourism management, 22(2), 127-133.

BBC. Como o Whatsapp ganha dinheiro? Recuperado 6 de junho de 2018 de: http://www.bbc.com/portuguese/geral-44009510.

Black, G. (2005). The engaging museum: Developing museums for visitor involvement. Psychology Press.

Blumenau. 34ª edição da Oktoberfest foi de recordes de consumo e público. Recuperado 11 de abril de 2018 de: https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/parque-vila-germanica/parque-vila-germanica/oktoberfest-2017-recebe-mais-de-568-mil-visitantes56.

Brodie, R. J., Hollebeek, L. D., Jurić, B., & Ilić, A. (2011). Customer engagement: Conceptual domain, fundamental propositions, and implications for research. Journal of service research, 14(3), 252-271.

Bryce, D., Curran, R., O'Gorman, K., & Taheri, B. (2015). Visitors' engagement and authenticity: Japanese heritage consumption. Tourism Management, 46, 571-581

Chen, W. C., Lee, C. F., & Lin, L. Z. (2012). Investigating factors affecting festival quality: A case study of neimen song jiang jhen battle array, Taiwan. African Journal of Marketing Management, 4(2), 43–54.

Choo, H., Ahn, K., & F. Petrick, J. (2016). An integrated model of festival revisit intentions: Theory of planned behavior and festival quality/satisfaction. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 28(4), 818-838.

Christou, P., Sharpley, R., & Farmaki, A. (2018). Exploring the Emotional Dimension of Visitors’ Satisfaction at Cultural Events. Event Management, 22(2), 255–269.

Cronbach, L. J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. psychometrika, 16(3), 297-334.

Dancey, C. P., & Reidy, J. (2013). Estatística sem matemática para psicologia. Penso Editora.

Deng, C. Q., Li, M., & Shen, H. (2015). Developing a measurement scale for event image. Journal of Hospitality & Tourism Research, 39(2), 245-270.

Egresi, I., & Kara, F. (2014). Motives of tourists attending small-scale events: the case of three local festivals and events in Istanbul, Turkey. GeoJournal of Tourism and Geosites, 14(2), 93-110.

Esu, B. B., Arrey, V. M. E., Basil, G., & Eyo, E. E. (2011). Analysis of the economic impacts of cultural festivals: the case of Calabar Carnival in Nigeria. Tourismos, 6(2).

Felsenstein, D., & Fleischer, A. (2003). Local festivals and tourism promotion: The role of public assistance and visitor expenditure. Journal of Travel Research, 41(4), 385–392.

Getz, D. (2008). Event tourism: Definition, evolution, and research. Tourism management, 29(3), 403-428.

Getz, D., & Page, S. J. (2016). Progress and prospects for event tourism research. Tourism Management, 52, 593–631.

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman editora.

Harrington, R. J., von Freyberg, B., Ottenbacher, M. C., & Schmidt, L. (2017). The different effects of dis-satisfier, satisfier and delighter attributes: Implications for Oktoberfest and beer festivals. Tourism Management Perspectives, 24, 166-176.

Herrero, L. C., Sanz, J. Á., Bedate, A., & del Barrio, M. J. (2012). Who pays more for a cultural festival, tourists or locals? A certainty analysis of a contingent valuation application. International Journal of Tourism Research, 14(5), 495-512.

Higgins, E. T., & Scholer, A. A. (2009). Engaging the consumer: The science and art of the value creation process. Journal of Consumer Psychology, 19(2), 100-114.

Ho, C. I., Lin, M. H., & Chen, H. M. (2012). Web users’ behavioural patterns of tourism information search: From online to offline. Tourism Management, 33(6), 1468-1482.

Hollebeek, L. D. (2011). Demystifying customer brand engagement: Exploring the loyalty nexus. Journal of marketing management, 27(7-8), 785-807.

Hollebeek, L. D., Juric, B., & Tang, W. (2017). Virtual Brand community engagement practices: a refined typology and model. Journal of Services Marketing, 31(3), 204-217.

Instagram. Sobre Nós. Recuperado 6 de junho de 2018 de: https://www.instagram.com/about/us/

Jensen, M. L., Lee, Y. H., Piercy, C. W., Dunbar, N. E., Elizondo, J., Bessarabova, E., ... & Miller, C. (2016). Exploring failure and engagement in a complex digital training game: a multi-method examination. AIS Transactions on Human-Computer Interaction, 8(1), 1-20.

Kim, Y. H., Duncan, J., & Chung, B. W. (2015). Involvement, satisfaction, perceived value, and revisit intention: A case study of a food festival. Journal of culinary science & technology, 13(2), 133-158

Kumar, V., Aksoy, L., Donkers, B., Venkatesan, R., Wiesel, T., & Tillmanns, S. (2010). Undervalued or overvalued customers: capturing total customer engagement value. Journal of service research, 13(3), 297-310.

Lu, Q. S., & Seah, Z. Y. (2018). Social Media Influencers and Consumer Online Engagement Management. Digital Marketing and Consumer Engagement: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications. 26, 1398-1406.

Manthiou, A., Lee, S. A., Tang, L. R., & Chiang, L. (2014). The experience economy approach to festival marketing: Vivid memory and attendee loyalty. Journal of Services Marketing, 28(10), 22-35..

Mcdowall, S., Lillywhite, J. M., & Simonsen, J. E. (2014). Renaissance ArtsFaire's Economic & Socio-Cultural Impacts on a Local Community. Consortium Journal of Hospitality & Tourism, 19(2).

Molinillo, S., Liébana-Cabanillas, F., Anaya-Sánchez, R., & Buhalis, D. (2018). DMO online platforms: Image and intention to visit. Tourism management, 65, 116-130.

Moretti, S. L. A., Silva, C. C. B., Pinotti, R. de C., & Zucco, F. D. (2016). Hospitalidade em festivais: avaliação comparada das Oktoberfest de Munique (RFA) e Blumenau (SC/Brasil). Revista Pasos, 14(1), 213.

Moretti, S. L. A., Zucco, F. D., & Pozo, H. (2016). Motivações para visitar a Oktoberfest de Blumenau (BR) e Munique (RFA): uma análise comparativa utilizando a técnica Partial Least Squares. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 10(2), 374-393.

Moyano, C. A. M., Lengler, J. F. B., Angnes, D. L., & Sampaio, F. V. (2015). Estratégia para fidelização do cliente em turismo: o caso de uma Oktoberfest no Brasil. Revista Turismo, Visão e Ação, 17(2), 387-413.

O GLOBO. Saiba como o Facebook se tornou um gigante de 2.3 bilhões de usuários. Recuperado 6 de junho de 2018 de: https://oglobo.globo.com/economia/saiba-como-facebook-se-tornou-umgigante-de-23-bilhoes-usuarios-22511806.

Organ, K., Koenig-Lewis, N., Palmer, A., & Probert, J. (2015). Festivals as agents for behaviour change: A study of food festival engagement and subsequent food choices. Tourism Management, 48, 84-99

Parasuraman, A., Berry, L. L., & Zeithaml, V. A. (1991). Refinement and reassessment of the SERVQUAL scale. Journal of retailing, 67(4), 420.

Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1988). Servqual: A multiple-item scale for measuring consumer perc. Journal of retailing, 64(1), 12.

Robertson, M., Yeoman, I., & Ali-knight, J. (2006). Gestão de festivais e eventos: uma perspectiva internacional de artes e cultura. Editora Roca.

Santos, T. dos, Zucco, F. D., & Kraus, C. B. (2015). Imagem de eventos turísticos: Perspectivas do Festival Brasileiro da Cerveja, Blumenau-SC. Turismo, Visão e Ação, 17(1), 128-149.

Sebrae. TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS (MICE). Recuperado 15 de junho de 2018 de: http://sis.sebrae-sc.com.br/produtos/relatorios-de-inteligencia/turismo-de-negocios-eeventos-mice/5b22a05d06a0bf1800706124

Siu, N. Y. M., Zhang, T. J. F., Dong, P., & Kwan, H. Y. (2013). New service bonds and customer value in customer relationship management: The case of museum visitors. Tourism Management, 36, 293-303.

Small, K. (2007). Social dimensions of community festivals: An application of factor analysis in the development of the social impact perception (SIP) scale. Event Management, 11(1-2), 45-55.

So, K. K. F., King, C., & Sparks, B. (2014). Customer engagement with tourism brands: Scale development and validation. Journal of Hospitality & Tourism Research, 38(3), 304-329.

Sohn, H. K., Lee, T. J., & Yoon, Y. S. (2016). Relationship between perceived risk, evaluation, satisfaction, and behavioral intention: A case of local-festival visitors. Journal of Travel & Tourism Marketing, 33(1), 28-45

Taheri, B., Jafari, A., & O'Gorman, K. (2014). Keeping your audience: Presenting a visitor engagement scale. Tourism Management, 42, 321-329.

Tanford, S., & Jung, S. (2017). Festival attributes and perceptions: A meta-analysis of relationships with satisfaction and loyalty. Tourism Management, 61, 209-220.

Tontini, G., Branco, L. L., Brandt, L. M. O., Ronchi, L., de Oliveira, P. R. V., & Zanchett, R. (2018). Nonlinear antecedents of visitors’ satisfaction with the oktoberfest in Brazil. Total Quality Management & Business Excellence, 1-25

Van Doorn, J., Lemon, K. N., Mittal, V., Nass, S., Pick, D., Pirner, P., & Verhoef, P. C. (2010). Customer engagement behavior: Theoretical foundations and research directions. Journal of service research, 13(3), 253-266.

White, J. D., & Menzel, D. C. (2015). Citizen-Driven Administration: Civic Engagement in the United States Terry L. Cooper. The State of Public Administration, 22, 260-278.

Woosnam, K. M., & Aleshinloye, K. D. (2018). Residents’ emotional solidarity with tourists: Explaining perceived impacts of a cultural heritage festival. Journal of Hospitality & Tourism Research, 42(4), 587-605.

Yeh, C. M. (2013). Tourism involvement, work engagement and job satisfaction among frontline hotel employees. Annals of Tourism Research, 42, 214-239.

Yoon, Y. S., Lee, J. S., & Lee, C. K. (2010). Measuring festival quality and value affecting visitors’ satisfaction and loyalty using a structural approach. International Journal of Hospitality Management, 29(2), 335-342

Zailskaite-Jakste, L., & Kuvykaite, R. (2012). Consumer engagement in social media by building the brand. Proceedings in EIIC-1st Electronic International Interdisciplinary Conference, 1-15.

Zucco, F. D., & Kessler, L. B. Monitoramento de resultados em mídias sociais no turismo: estudo da Oktoberfest Blumenau/SC 2012. In: X Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 15 a 18 de outubro de 2013 – Universidade de Caxias do Sul.

Zucco, F. D., Magalhães, M. D. R. A., & Moretti, S. L. do A. (2010). Análise do nível de satisfação dos participantes: evidências das últimas três edições da Oktoberfest em Blumenau (2006, 2007 e 2008). Revisa Turismo, Visão e Ação, 12(3), 331-347.

Downloads

Publicado

20.08.2020

Como Citar

Kraus, C. B., Fiuza, T. F., Zucco, F. D., & Quadros, C. M. B. de. (2020). Satisfação e engajamento de visitantes à festivais: análise empírica de uma Oktoberfest. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(2), 308–336. https://doi.org/10.5585/podium.v9i2.14683

Edição

Seção

Artigos