A influência do fator preço e eficácia das táticas promocionais no setor hoteleiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v9i4.14677

Palavras-chave:

Turismo, Indústria hoteleira, Estratégias de preço, Táticas promocionais

Resumo

O objetivo principal deste estudo é analisar a importância do fator preço e avaliar a eficácia das táticas promocionais no setor hoteleiro. Nesse sentido foi desenvolvido um questionário divulgado online, com o intuito de identificar qual o motivo e o número de dormidas por ano em hotéis, bem como a preferência da reserva (internet versus agência de viagens), das ofertas e das promoções existentes nos hotéis, para além de analisar quanto é que os consumidores estavam dispostos a pagar por um hotel low-cost e por um hotel de luxo, traçando uma perspetiva geral do perfil do turista. A amostra contou com um total de 323 indivíduos. Os resultados do estudo permitem concluir que os atributos referentes às duas categorias de hotéis e os critérios de escolha, bem como a intenção de compra têm importância significativa tanto no montante a pagar como na preferência/satisfação do consumidor. 

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Biografia do Autor

Cátia Sá, Mestrado em Economia Industrial e da Empresa Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Braga, Portugal

Mestre em Economia Industrial e da Empresa
Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Braga, Portugal

António Azevedo, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Braga, Portugal

Professor Auxiliar do Departamento de Gestão

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Publicado

21.12.2020

Como Citar

Sá, C., & Azevedo, A. (2020). A influência do fator preço e eficácia das táticas promocionais no setor hoteleiro. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(4), 46–69. https://doi.org/10.5585/podium.v9i4.14677

Edição

Seção

Planejamento, Redes e Aspectos do Marketing no Esporte, Turismo e Hospitalidade