De Torcedor a Investidor: Um Estudo dos Antecedentes para a Determinação de Tornar-se um Investidor Financeiro em Times de Futebol

Autores

  • Sônia Regina D'Amélio Pontes Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU.
  • Sérgio Roberto da Silva Centro Universitário das Faculdades de Engenharia Industrial - FEI.
  • Fernando de Almeida Santos Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v7i2.266

Palavras-chave:

Governança corporativa, Clubes de futebol, Investimento e Mercado de capitais

Resumo

Os esportes no Brasil e no mundo são fontes de emprego e renda. Apesar de ser o esporte mais popular no país e possuir torcedores diversos, os clubes de futebol não participam no mercado de ações brasileiro. Observando este fato, a pesquisa identificou o grau de probabilidade do torcedor do time transformar-se em um investidor. Portanto, foi realizada pesquisa quantitativa do tipo survey, utilizando a escala de Likert, com 283 torcedores de diversos times de futebol no Brasil. Para a análise dos dados foi utilizada estatística não paramétrica. A pesquisa lançou hipóteses acerca do gênero, idade, renda e torcedores dos maiores times brasileiros. Os resultados da pesquisa indicam que os entrevistados se encontram na categoria dos “indecisos/duvidosos”. Os gêneros não possuem índices diferentes, porém, numericamente as mulheres possuem mais confiança no investimento. A idade e a renda, também, não demonstram influenciar na probabilidade de tornar-se investidor. Por fim, mesmo os times com grande número de torcedores, não se diferenciaram dos demais times em relação a opção de investir. A pesquisa visa contribuir para a análise da estratégia de associação entre torcedores a investidores e com possíveis políticas para construção de ambientes de investimentos em clubes de futebol no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Regina D'Amélio Pontes, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU.

Mestra em Administração em Governança Corporativa pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas -FMU, São Paulo, (Brasil). Administradora de Empresas.

Sérgio Roberto da Silva, Centro Universitário das Faculdades de Engenharia Industrial - FEI.

Doutorando em Admininstracao de Empresas pelo Centro Universitário das Faculdades de Engenharia Industrial - FEI, São Paulo, (Fundação Educacional Inaciana). Professor da Faculdade Educamais, São Paulo.

Fernando de Almeida Santos, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC.

Doutor Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, São Paulo, (Brasil). Professor do Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica -PUC.

Downloads

Publicado

03.09.2018

Como Citar

Pontes, S. R. D., Silva, S. R. da, & Santos, F. de A. (2018). De Torcedor a Investidor: Um Estudo dos Antecedentes para a Determinação de Tornar-se um Investidor Financeiro em Times de Futebol. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(2), 260–277. https://doi.org/10.5585/podium.v7i2.266

Edição

Seção

Artigos