O Papel da T.I na Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso na Agência Clube Turismo em Natal/RN

Autores/as

  • Danielle de Almeida Rodrigues Smilay Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Leilianne Michelle Trindade Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Catiane Lopes Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.70

Palabras clave:

Gestão do Conhecimento. Espiral do Conhecimento. Tecnologia da Informação.

Resumen

A Gestão do Conhecimento atrelada as Tecnologias da Informação no mercado atual cada vez mais disputado e exigente podem representar sinônimos de vantagem competitiva, mas para tal é necessário que a gestão estratégica de pessoas atue nos processos de participação dos colaboradores. Partindo da ideia de que o conhecimento surge dos indivíduos inicialmente, o objetivo dessa pesquisa é analisar como acontecem as conversões de conhecimento dentro de uma organização de serviços turísticos por meio das tecnologias da informação, utilizando-se como base o modelo da Espiral do Conhecimento de Takeuchi e Nonaka. Aplicou-se um questionário junto aos colaboradores de uma franquia da empresa Clube Turismo em Natal/RN, com questões moldadas aos processos conceituais da Espiral do Conhecimento. Como resultado foi constatada a participação de ferramentas de T.I. nos processos de conversão de Socialização e Internalização de maneira mais acentuada que nos processos de Combinação e Externalização, mas que ainda há um molde voltado às ferramentas tradicionais de comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielle de Almeida Rodrigues Smilay, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Brasil. Experiência de Mercado e Docência nas Áreas de Turismo, Marketing e Inglês

Leilianne Michelle Trindade Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São         Paulo FEA/USP. Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Brasil

Catiane Lopes Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Pesquisadora Voluntária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) no Grupo de Estudos em Gestão do Turismo.

Publicado

2016-08-01

Cómo citar

Smilay, D. de A. R., Barreto, L. M. T., & Lima, C. L. (2016). O Papel da T.I na Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso na Agência Clube Turismo em Natal/RN. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 5(2), 76–85. https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.70