Estrutura Organizacional e Perfil do Gestor de Equipes Participantes da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2011/2012

Autores/as

  • Vivian da Silva Gitti Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo
  • Flávia da Cunha Bastos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v2i2.56

Palabras clave:

Gestão Esportiva, Basquete, Estrutura Organizacional

Resumen

A organização e a estruturação de equipes esportivas é um fator determinante para o sucesso e o desenvolvimento das modalidades no país. Embora o basquetebol apresente resultados relevantes no cenário internacional, são raros os estudos sobre a estrutura e organização do basquetebol feminino nacional. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar as características das estruturas organizacionais, assim como o perfil dos gestores das equipes de basquetebol feminino participantes da LBF (Liga Basquete Feminino) na temporada de 2011/2012. Foi aplicado questionário aos gestores das equipes e os dados analisados através de estatística descritiva e análise de conteúdo. Concluiu-se que a maioria das equipes apresenta estrutura organizacional simples e que o perfil do gestor indica carências em relação ao que o mercado esportivo profissional exige. São apontados aspectos que podem contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de gestão de organizações esportivas.

DOI: 10.5585/podium.v2i2.56

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vivian da Silva Gitti, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Bacharel em Esporte

Flávia da Cunha Bastos, Universidade de São Paulo

Professora Assistente do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte. Líder do GEPAE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão do Esporte)

Publicado

2013-12-01

Cómo citar

Gitti, V. da S., & Bastos, F. da C. (2013). Estrutura Organizacional e Perfil do Gestor de Equipes Participantes da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2011/2012. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 2(2), 53–75. https://doi.org/10.5585/podium.v2i2.56