Comportamento do Consumidor Esportivo no Ambiente Virtual: Um Estudo das Ações e Práticas de Mercado Brasileiro, Espanhol e Português.

Authors

  • Raquel Rodrigues de Amorim Faculdade de Desporto/FADEUP

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i2.92

Keywords:

Estratégia de Marketing, Marketing Digital, Satisfação de Consumidor Esportivo.

Abstract

Neste estudo buscou-se primeiramente descobrir como a rede social está sendo utilizada pelas empresas esportivas como uma ferramenta de marketing digital e quais as principais características do marketing digital na busca ou estreitamento da comunicação entre os clubes de futebol e seus consumidores. Para isso foi dividida em quatro partes esta pesquisa; sendo a primeira uma ampliação do referencial teórico em que buscamos compreender mais sobre todas as questões a serem pesquisadas. Em uma segunda parte fizemos um estudo a partir dos websites dos clubes de futebol integrantes da amostra para uma avaliação e analise das possíveis falhas ou melhorias a serem questionadas pelos consumidores. Em seguida foi realizada a coleta dos dados a partir de questionários digitais apresentados a torcedores e/ou simpatizantes dos clubes predefinidos para a amostra e por último foi feito a análise dos dados através do programa estatístico SPSS, resultando na obtenção dos resultados através dos testes de Alpha de Crombach, Levene e Tukey. A partir das analises e resultado obtido chegou-se a uma conclusão do uso do meio virtual na busca de uma melhor percepção da satisfação dos consumidores esportivos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Raquel Rodrigues de Amorim, Faculdade de Desporto/FADEUP

Mestre em Gestão Desportiva na Faculdade de Desporto pela Universidade do Porto, Portugal – FADE/UP. Doutoranda pela Universidad de Granada, Espanha – UGR.

Published

2014-12-01

How to Cite

de Amorim, R. R. (2014). Comportamento do Consumidor Esportivo no Ambiente Virtual: Um Estudo das Ações e Práticas de Mercado Brasileiro, Espanhol e Português. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(2), 68–84. https://doi.org/10.5585/podium.v3i2.92