O Papel da T.I na Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso na Agência Clube Turismo em Natal/RN

Autores

  • Danielle de Almeida Rodrigues Smilay Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Leilianne Michelle Trindade Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Catiane Lopes Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.70

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Espiral do Conhecimento. Tecnologia da Informação.

Resumo

A Gestão do Conhecimento atrelada as Tecnologias da Informação no mercado atual cada vez mais disputado e exigente podem representar sinônimos de vantagem competitiva, mas para tal é necessário que a gestão estratégica de pessoas atue nos processos de participação dos colaboradores. Partindo da ideia de que o conhecimento surge dos indivíduos inicialmente, o objetivo dessa pesquisa é analisar como acontecem as conversões de conhecimento dentro de uma organização de serviços turísticos por meio das tecnologias da informação, utilizando-se como base o modelo da Espiral do Conhecimento de Takeuchi e Nonaka. Aplicou-se um questionário junto aos colaboradores de uma franquia da empresa Clube Turismo em Natal/RN, com questões moldadas aos processos conceituais da Espiral do Conhecimento. Como resultado foi constatada a participação de ferramentas de T.I. nos processos de conversão de Socialização e Internalização de maneira mais acentuada que nos processos de Combinação e Externalização, mas que ainda há um molde voltado às ferramentas tradicionais de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle de Almeida Rodrigues Smilay, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Brasil. Experiência de Mercado e Docência nas Áreas de Turismo, Marketing e Inglês

Leilianne Michelle Trindade Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São         Paulo FEA/USP. Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Brasil

Catiane Lopes Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Pesquisadora Voluntária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) no Grupo de Estudos em Gestão do Turismo.

Downloads

Publicado

01.08.2016

Como Citar

Smilay, D. de A. R., Barreto, L. M. T., & Lima, C. L. (2016). O Papel da T.I na Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso na Agência Clube Turismo em Natal/RN. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 5(2), 76–85. https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.70

Edição

Seção

Artigos