Os festivais esportivos como porta de entrada para o lazer e o turismo: Uma análise fenomenológica das experiências vividas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.26933

Palavras-chave:

festival, evento, turismo, festival esportivo, experiências, fenomenologia

Resumo

Objetivo: Inseridos no sistema mais amplo de “eventos”, os “festivais” destacam-se como fenômenos sociais que podem fazer parte de diversas comunidades, estendendo o seu impacto aos indivíduos. O nosso foco tem sido direcionado especificamente para os festivais esportivos, com particular ênfase na vertente das experiências vividas. O objetivo deste estudo é identificar e examinar as experiências de um grupo de adultos que participaram num festival esportivo realizado na Áustria em 2019, com especial enfoque na exploração das possibilidades de lazer inerentes a tais eventos.
Metodologia/Abordagem: Neste estudo, empregamos uma abordagem de triangulação por meio do cruzamento de dados qualitativos derivados de diversas fontes metodológicas, abrangendo observação participante, entrevistas fenomenológicas e métodos visuais.
Originalidade/Relevância: O esporte tornou-se uma alternativa de lazer comum e, combinado com o turismo, tornou-se uma prática de lazer mais popular. Após uma revisão de literatura, reconhecendo a lacuna, este estudo buscou integrar a pesquisa qualitativa — especificamente uma abordagem fenomenológica — com foco particular na experiência vivida em um festival esportivo.
Principais resultados: Seguindo a Análise Fenomenológica, identificamos duas unidades de significado salientes e centrais para o objetivo deste artigo: A. “Uma grande viagem” e B. “Incorporação Temporal: Navegando em Momentos de Lazer como uma Experiência Comunal e Individual”.
Contribuições: Este estudo reforça o papel dos festivais de ginástica no desenvolvimento humano ao examinar as experiências vividas e seu potencial transformador em diversos grupos sociais. Ele se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, enfatizando o bem-estar, a educação e a inclusão por meio de experiências esportivas não competitivas.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Biografia do Autor

Tamiris Lima Patricio, Universidade de São Paulo

Doutora pela Universidade de São Paulo

Michele Viviene Carbinatto, Universidade de São Paulo

Docente na Universidade de São Paulo (USP) - Escola de Educação Física e Esportes, Departamento de Esporte (vínculo DE).Orientadora de mestrado e doutorado no curso de pós-graduação da EEFE/USP, área de concentração "Estudos socioculturais e comportamentais da Educação Física e Esporte". Licenciada (2003) e Bacharel (2006) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP); Mestre (2006) em Educação Física pela UNIMEP, bolsista Capes; Doutora (2012) em Educação Física pela EEFE/USP. Pós-Doutorado (2019) no Teachers College da Columbia University (Nova Iorque/EUA). Estágios de pesquisa na Cardiff University (Cardiff/País de Gales) em janeiro de 2015 e na Hochschule Fresenius na University of Applied Sciences (Munique/Alemanha) em novembro de 2016. Vivenciou estudos em ginástica na Gymnastics and Sports Academy entre janeiro e maio de 2017 (Viborg/Dinamarca). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ginástica (GYMNUSP). Líder do Grupo de Ginástica para Todos da USP (GYMNUSP). É Coordenadora da prática Ginástica Para Todos da Confederação Brasileira de Ginástica de 2013 até o presente momento. Membro do Comitê de Ginástica para Todos da Confederação Sul-americana de ginástica. Chefe da Delegação Brasileira na Ginastrada Mundial anos 2015, 2019 e 2023.Lecturer at the University of São Paulo (USP) - School of Physical Education and Sports, Department of Sports (DE link). Master's and doctorate advisor in the postgraduate course at EEFE/USP, concentration area "Sociocultural and behavioral studies of Physical Education and Sport". Graduate (2003) and Bachelor (2006) in Physical Education from the State University of Campinas (FEF/UNICAMP); Master (2006) in Physical Education from UNIMEP, Capes scholarship holder; PhD (2012) in Physical Education from EEFE/USP. Post-Doctorate (2019) at Teachers College at Columbia University (New York/USA). Research internships at Cardiff University (Cardiff/Wales) in January 2015 and at the Hochschule Fresenius at the University of Applied Sciences (Munich/Germany) in November 2016. He studied gymnastics at the Gymnastics and Sports Academy between January and May 2017 (Viborg/Denmark). Leader of the Gymnastics Study and Research Group (GYMNUSP). Leader of the Gymnastics for All Group at USP (GYMNUSP). She is Coordinator of the Gymnastics for All practice of the Brazilian Gymnastics Confederation from 2013 to the present. Member of the Gymnastics for All Committee of the South American Gymnastics Confederation. Head of the Brazilian Delegation at Ginastrada Mundial in 2015, 2019 and 2023.

Referências

Anthony, D. (1966). Sport and Tourism, London: Central Council for Physical Recreation.

Arendt, H. (2020). A Condição Humana. 13a Ed. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária. Acess: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1130009/mod_resource/content/1/A%20condi%C3%A7%C3%A3o%20humana-%20Hannah%20Arendt.pdf (25. Jun. 2024)

Armbrecht, J., & Andersson, T. D. (2019). The event experience, hedonic and eudaimonic satisfaction and subjective well-being among sport event participants. Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events. DOI: https://doi.org/10.1080/19407963.2019.1695346

Barreiros, A., Coté, J., & Fonseca, A. (2013). Sobre o Desenvolvimento do Talento no Desporto: Um Contributo dos Modelos Teóricos do Desenvolvimento Desportivo. Revista de Psicologia del Deporte. 22(2): 489-494. Acess: https://www.researchgate.net/publication/281411684_Sobre_o_Desenvolvimento_do_Talento_no_Desporto_Um_Contributo_dos_Modelos_Teoricos_do_Desenvolvimento_Desportivo (25. Jun. 2024)

Bergara, S, S., Londoño, L, M.P., Medina, X., Mansilla, J., Travé, R., Milano, C., & Soro, E. (2018). “Sport tourism as a driver for cultural and territorial identity: reflections on the methodological aspects of a research in progress”. International Journal of Scientific Management and Tourism (2018) 4-1: 485-494. Acess: https://www.academia.edu/107803179/Sport_tourism_an_opportunity_for_local_regions_in_a_global_context_A_Delphi_study_Turismo_deportivo_Una_oportunidad_para_los_territorios_locales_en_un_contexto_global_Un_estudio_Delphi_ (25. Jun. 2024)

Biaett, V., & Richards, G. (2020). Event experiences: measurement and meaning. Journal of Policy research in tourism, leisure and events, v. 12, p. 277-292. Acess: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19407963.2020.1820146 (25. Jun. 2024)

Biaett, V. (2015). Organic festivity: A missing element of community festivals. In Jepson, A. e Clarke, A. (Eds.), Exploring community festivals and events (pp. 35– 48). Routledge. Acess: https://www.researchgate.net/publication/274960208_Organic_Festivity_A_Missing_Ingredient_of_Community_Festival (13. Mar. 2025)

Biaett, V. (2018). Using participant observation with socially constructed grounded theory method to explore on-site guest and visitor behavior. In: NUNKOO, R (Ed.), Handbook of research methods for tourism and hospitality management (pp. 157–165). Edgar Elgar Publishing Limited.

Böhme, M. T. S. (2011). Esporte infanto-juvenil: Treinamento a longo prazo e talento esportivo. São Paulo: Phorte.

Creswell, J.W., & Poth, C.N. (2018). Qualitative Inquiry and Research Design Choosing among Five Approaches. 4th Edition, SAGE Publications, Inc., Thousand Oaks

Corrêa, L. da S. (2022). “Me apresento pro mundo descortinando a Amazônia”: O entrelaçar da identidade cultural na Ginástica para Todos [Tese de Doutorado]. Univesidade de São Paulo.

Cudny, W. (2014) The phenomenon of festivals—their origins, evolution and classifications. Anthropos, n. 109(2), pp. 640–656. Acess: https://www.academia.edu/10047255/The_Phenomenon_of_Festivals_Their_Origins_Evolution_and_Classifications_Cudny_W_2014_Anthropos (25. Jun. 2024)

Decrop, A. (2004) Qualitative research practice. A guide for social science students and researchers. Recherche et Applications en Marketing, v. 19, n. 2, p. 126-127.

Dolezal, L. (2017). The phenomenology of self-presentation: describing the structures of intercorporeality with Erving Goffman. Phenomenology and the Cognitive Sciences, 237-254, 16(2). DOI: https://doi.org/10.1007/s11097-015-9447-6

Fedération Internationale de Gymnastique, (2023). World Gymnaestrada Amsterdam 2023 amazed and united colors. Acess: https://www.gymnastics.sport/site/news/displaynews.php?urlNews=3939852 (30. Nov. 2023)

Galatti, L. (2017). AFEs, Desenvolvimento Humano e Esporte de Alto Rendimento. Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil. Acess: https://www.researchgate.net/publication/320161827_AFEs_Desenvolvimento_Humano_e_Esporte_de_Alto_Rendimento (25. Jun. 2024)

Getz, D. (2012). Event studies. Theory, research and policy for planned events. Londres e Nova York: Routledge.

Getz, D. (2010). The nature and scope of festival studies. International Journal of Event Management Research, v. 5, n. 1. DOI: https://doi.org/10.1108/17852951011029298

Giorgi, A. (1985). Sketch of a psychological phenomenological method. In A. Giorgi (Org.), Phenomenology and psychological research (pp.8-22). Pittsburg: Duquesne University Press.

Gibson, H. (1998) Sport Tourism: A Critical Analysis of Research. Sports Management Review, 1(1), 45–76. DOI: https://doi.org/10.1016/S1441-3523(98)70099-3

Hall, C. (1992), Hallmark tourist events. London: Belhaven Press.

Hawkins, C. J., & Ryan, L. (2013). J Festival spaces as third places. Journal of Place Management and Development, v. 6(3), 192–202. DOI: https://doi.org/10.1108/JPMD-02-2013-0002

Insch, A., & Hoksbergen, E. (2016). Facebook as a platform for co-creating music festival experiences: The case of New Zealand’s Rhythm and Vines New Year’s Eve festival. International Journal of Event and Festival Management, v. 7, n. 2, pp. 84–99. DOI: https://doi.org/10.1108/IJEFM-02-2016-0012

Kunz, E. (1994).Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí.

Lamond, I. R., & Moss, J. (2020). Liminality and critical events studies: Borders, boundaries, and contestation. Londres: Palgrave Macmillan. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-40256-3

Lie, R. (2003). Spaces of intercultural communication: An interdisciplinary intro-duction to communication, culture and globalizing/localizing identities. Nova York: Hampton Press. Acess: https://www.researchgate.net/publication/40129078_Spaces_of_intercultural_communication_An_interdisciplinary_introduction_to_communication_culture_and_globalizinglocalizing_identities (25. Jun. 2024)

Lopes, P. (2020). “A gente abre a mente de uma forma extraordinária”: Potencialidades da pedagogia freiriana no desenvolvimento da Ginástica para todos [Tese (Doutorado em Educação Física)]. Universidade de São Paulo.

Menegaldo, F. R. (2022). A dimensão social da Ginástica para Todos: O que move as relações no interior dos grupos de prática? [Tese (Doutorado em Educação Física)]. Universidade Estadual de Campinas.

Menegaldo, F. R., & Bortoleto, M. A. C. (2020) Ginástica para Todos: o que a Praxiologia Motriz tem a dizer sobre isso? Conexões, v. 18, ed. Esp. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8659110

Merleau-Ponty, M. (2018). Fenomenologia da Percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 5a edição. Editora WMF Martins Fontes, São Paulo.

Moreira, W. W. (2019). Merleau-Ponty na sala de aula e na beira do campo: contribuições para a área da Educação Física/Esportes. In: NÓBREGA, Terezinha Petrucia; Caminha, Iraquitan de Oliveira (Orgs.). Merleau-Ponty e a Educação Física. São Paulo: Liber Ars.

Morgan, M. (2008). What makes a good festival? Undertanding the event experience. Event Management, v. 12, pp. 81–93. DOI: https://doi.org/10.3727/152599509787992562

Moss, J., Whalley, P. A., & Elsmore, I. (2019). Phenomenological psychology & descriptive experience sampling: a new approach to exploring music festival experience. Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events. DOI: https://doi.org/10.1080/19407963.2019.1702627

Oliveira, M. F. (2023). Mulher, não te deixes castrar: de Freire às Coras pela Ginástica para Todos. [Tese (Doutorado em Educação Física)]. Universidade Estadual de Campinas.

Ozoliņš, J., John T., & Stolz, S A. (2013). The Place of Physical Education and Sport in Education, Educational Philosophy and Theory, v. 45, n. 9, 887-891. DOI: https://doi.org/10.1080/00131857.2013.799320

Paoliello, E., Toledo, E., Soares, D. B., Almeida, T. L., Moura, C., Desiderio, A., Carbinatto, M. V., Lopes, C.G., Tucunduva, B. B., & Bortoleto, M. A. C. (2016). Participation of the Pan-american Gymnastics Union in the 2011 World Gymnaestrada. Science of Gymnastic Journal (Ljubljana), v. 8, p. 71-83. Acess: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192018 (25. Jun. 2024)

Patricio, T. L. (2021). Ser no mundo e Ser com outro: Experiências vividas em um festival de ginástica. [Tese (Doutorado em Ciências)] – Escola de Educação Física

e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo. Acess: https://repositorio.usp.br/item/003078020 (25. Jun. 2024)

Patricio, T.L., Menegaldo, F.R., Bortoleto, M. A. C., & Carbinatto, M.V. (2025). Festivais de gimnasia: experiências significativas na Ginástica Mundial. Retos,65, 86–99. https://doi.org/10.47197/retos.v65.110420

Patricio, T. L., Mota, K. C. C., & Carbinatto, M. V. (2021) A Produção do conhecimento em Festivais Esportivos. Anais XII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana.

Pine, B. J., & Gilmore, J. H. (2011). The experience economy. Boston: Harvard Business School Publishing.

Richards, G., & Marques, L. (2016). Bidding for success? Impacts of the European capital of culture bid. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 16(2), 180–195. DOI: https://doi.org/10.1080/15022250.2015.1118407

Richards, G., & Palmer, R. (2010). Eventful cities: Cultural management and urban revitalisation. Oxford: Butterworth-Heinemann. DOI: https://doi.org/10.4324/9780080940960

Saura, S. C., & Zimmermann, A. C. (2021). Traditional Sports and Games: Intercultural Dialog, Sustainability, and Empowerment. Frontiers in Psychology, v. 11. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.590301

Silva, F. de S. (2020). Contribuições da Ginástica para Todos para o desenvolvimento das relações sociais em idosos [Dissertação (Mestrado em Educação Física)]. Universidade Estadual de Campinas.

Snelson, C. L. (2016). Qualitative and Mixed Methods Social Media Research: A Review of the Literature. International Journal of Qualitative Methods. V.15, Issue 1, December. DOI: https://doi.org/10.1177/1609406915624574

Sokolowski, R. (2014). Introdução à fenomenologia. Tradução: Alfredo de Oliveira Moraes. 4a ed. São Paulo: Edições Loyola.

Stenhouse, L. (1975). An introduction to curriculum research and development. Heinemann.

Trigg, D. (2020). The role of atmosphere in shared emotion. Emotion, Space and Society, v. 35. DOI: https://doi.org/10.1016/j.emospa.2020.100658

Turner, V. (1974). Liminal to liminoid, in play, flow, and ritual: An essay in comparative symbology. Rice Institute Pamphlet-Rice University Studies, v. 60, n. 3, pp. 53–92.

Yazici, T., Koçak, S., & Altunsöz, I. H. (2016). Examining the effect of experiential marketing on behavioral intentions in a festival with a specific sport event. European Sport Management Quarterly, v. 17. DOI: https://doi.org/10.1080/16184742.2016.1247903

Wichmann, A. (2014). Sports tourism participation at the World Gymnaestrada: An expression and experience of community and identity [PhD Thesis]. University of Brighton.

Downloads

Publicado

01.04.2025

Como Citar

Patricio, T. L., & Carbinatto, M. V. (2025). Os festivais esportivos como porta de entrada para o lazer e o turismo: Uma análise fenomenológica das experiências vividas. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 14(1), 97–122. https://doi.org/10.5585/2025.26933

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 83
  • pdf (English) 72