Roi em Treinamento: Aplicação de uma Metodologia para Mensuração
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v4i2.72Palavras-chave:
ROI em Treinamento, Avaliação de Treinamento, Efeitos de Treinamento, Indicadores de TreinamentoResumo
Medir o retorno sobre o investimento em treinamento e desenvolvimento tem sido um grande desafio, bem como medir o retorno sobre as expectativas depositadas nos treinamentos. Assim, objetivou-se com este relato técnico, apresentar a adaptação e aplicação de um modelo para mensuração do retorno sobre investimentos – ROI em treinamento, além de avaliar a satisfação e reação ao treinamento, a aprendizagem e a aplicação do conhecimento adquirido. Para tal, realizou-se um experimento a partir de um programa de treinamento para os consultores de vendas de uma empresa de telecomunicações, cujo objetivo era ensinar vendedores a descobrirem necessidades implícitas dos compradores, qualificando o processo de vendas. Participaram do programa 36 consultores de vendas de um total de 138 consultores, divididos em duas turmas de 18 e que receberam o treinamento em momentos diferentes. Os resultados simulados sugerem a adequação do modelo para a mensuração do ROI, mas com algum nível de vulnerabilidade para captura dos indicadores de desempenho em vendas e extração do efeito treinamento em função de deficiências nos sistemas de gestão de vendas. Contudo, foi possível desenvolver o modelo para este fim.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Jose Eduardo Ferreira Lopes, Marisa Aparecida Severino Alves, Lina Eiko Nakata
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.