Proposta de intervenção para melhorias na gestão comercial de uma indústria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v9i2.20032

Palavras-chave:

Estratégia, Business model canvas, SWOT

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de intervenção de melhorias na gestão comercial de uma fábrica de vidros localizada no Paraná. Trata-se de um relato técnico que, após a realização de encontros para conhecer a estrutura da empresa, conversas com o coordenador do setor comercial e a aplicação da ferramenta, possibilitou uma visão mais clara do ambiente em que a empresa está inserida e do seu modelo de negócios. Para a coleta de dados foram realizados encontros onlines e presenciais, com aplicação de um diagnóstico e das ferramentas de análise estratégica Business Model Canvas e Matriz SWOT, além da análise da estrutura da empresa. Diante das situações levantadas com a aplicação das ferramentas foi possível identificar oportunidades de melhorias a fim de auxiliar a empresa em seu desenvolvimento da área comercial, como principais propostas, foram sugeridas: a padronização da identidade visual da empresa, criação de material de apoio para os vendedores e clientes, ampliação do envolvimento nas redes sociais e site, implementação do pós-vendas, plano de capacitação da equipe de vendas, e ações de engajamento da equipe.

 

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Biografias Autor

Liliane da Silva Castanhetti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Graduada em Ciências Econômicas pela Unioeste campus Cascavel-PR. Mestranda em Administração pela Unioeste campus Cascavel-PR.

Michelli Julhian Abegg Ceolin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Possui pós graduação em gestão industrial e manufatura enxuta - Lean Manufacture pela Faculdade de tecnologia Senai (2019) e especialização em inovação e gestão pela Faculdade Sebrae (2014). Atualmente é Mestranda em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Claudio Antonio Rojo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pós-Doutor (2012) pela Universidade de São Paulo - FEA / USP. Doutor (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre (2001) pela UFSC. MBA pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bacharel (1990) em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. É professor Associado da UNIOESTE, onde ministra Planejamento Estratégico na graduação e Cenários Estratégicos e Competitivos no Mestrado Profissional em Administração e no Mestrado em Contabilidade.

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Publicado

2021-11-29

Como Citar

Castanhetti, L. da S., Ceolin, M. J. A., & Rojo, C. A. (2021). Proposta de intervenção para melhorias na gestão comercial de uma indústria. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 9(2), 239–254. https://doi.org/10.5585/iptec.v9i2.20032

Edição

Secção

Relatos técnicos