Plano de Marketing de Serviços Aplicado a Instituição de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v6i2.123Palavras-chave:
Plano de Marketing, Pesquisa-ação, Instituição de EnsinoResumo
A fim de minimizar erros e concretizar os objetivos empresariais, o desenvolvimento de um plano de marketing de serviços torna-se fundamental. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver e aplicar um plano estratégico de marketing para uma empresa prestadora de serviços educacionais. Para atender ao objetivo proposto, foi utilizado como método a pesquisa-ação. O problema diagnosticado está relacionado com capacidade ociosa da empresa em torno de 420 vagas possíveis e salas não utilizadas. Portanto, o objetivo estabelecido no plano de marketing foi buscar o aumento do market share em 25% (vinte por cento) para o ano de 2017. O plano de marketing avaliou o ambiente interno e externo a empresa e propôs diversas ações relacionadas à comunicação e vendas. Os resultados obtidos com a aplicação do plano de marketing podem ser considerados satisfatórios. Embora a empresa não tenha conseguido atingir a margem de crescimento esperada o número de visitas de novos clientes registrados ultrapassou 70% em relação ao ano anterior, sendo que a empresa registrou crescimento de 19% do número de novos contratos, o que crescimento da participação de mercado e redução de salas ociosas.
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Direitos de Autor (c) 2019 Eduardo Roque Mangini, André Torres Urdan, Tatiana Ferrara Barros, Marcos Cortez Campomar
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