Uso da Tecnologia RFID no Rastreamento de Amostras Laboratoriais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v7i1.11211

Palavras-chave:

Criação de valor ao cliente, Desenvolvimento tecnológico, RFID, Medicina diagnóstica

Resumo

Este relato apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma plataforma de solução de rastreabilidade, usando a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), criada a partir da necessidade apresentada por clientes do segmento de medicina diagnóstica e por meio da aplicação do conceito e etapas básicas do processo de criação de valor, na empresa UNITEC.   Identificada a oportunidade no segmento de medicina diagnóstica e entendendo o potencial desse mercado, a partir do atendimento das necessidades apresentadas, desenvolveu-se a solução mediante análise detalhada dos processos do cliente. O objetivo central deste trabalho foi desenvolver e comercializar um produto no formato de plataforma, envolvendo a oferta do hardware, software e serviços relacionados, para atender às necessidades de maior controle e gestão do processo para os clientes do segmento em questão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

José Elias Zanini Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Bacharel em Engenharia Elétrica pela FEI - Faculdade de Engenharia Industrial, com MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo, MBA em Finanças Corporativas pela PUC Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-graduação em Comércio Exterior pela Fundação Alvares Penteado de São Paulo. Exerceu cargos de direção nas áreas de Supply Chain, Operações, Marketing e Vendas para América Latina na Eaton Corporation, Vice-Presidência de Marketing e Vendas na Invensys Controls, Vice Presidência de Vendas para América Latina na Belden Inc. e atualmente ocupa o cargo de Gerente Geral na Unitec Soluções, empresa do setor de tecnologia em semicondutores e soluções integradas para aplicações de conectividade, IoT, RFID e cidades inteligentes.

Lilian Aparecida Pasquini Miguel, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Experiência profissional em empresas multinacionais, como executiva em Vendas e Marketing, mercados nacional e internacional, Planejamento Estratégico, nível nacional e internacional, com ampla atuação nas áreas de Administração, com ênfase em desenvolvimento de mercados, planejamento mercadológico e estratégico em mercados nacionais e internacionais. Doutora em Administração de Empresas (2010), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professora do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faz parte, atualmente, do núcleo permanente do Mestrado Profissional em Administração de Desenvolvimento do Negócio, do Mackenzie, com atuação na linha de Desenvolvimento de Mercados e Negócios, e do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

 

Referências

ABRAMED – Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (2017). Dados da Análise Setorial, 2015 - http://www.abramed.org.br/. Resgatado em Junho.

Anderson, J., & Narus, J. (2004). Business market management: understanding, creating and delivering value. New Jersey: Prentice-Hall.

Barney, J. (1991). Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management. v. 7, n.1, p. 99-120.

Blackwell, R. D.; Miniard, P. W., & Engel, J. F. (2005). Comportamento do consumidor. São Paulo: Thomson.

Bowman, C., & Ambrosini, V. (2000). Value creation versus value capture: Towards a coherent definition of value in strategy. British Journal of Management, v.11, n.15, p.1–15.

Lanning, M.J., & Michaels, E.G. (1988). A business is a value delivery system. Relatório McKinsey, 41, Jun.

Marcondes, R. C.; Miguel, L. A. P., Franklin, M. A., & Perez, G. (2017). Metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade. Recuperado de http://up.mackenzie.br/stricto-sensu/administracao-do-desenvolvimento-de- negócios-profissional/.

Priem, R. (2007). A consumer perspective on value creation. Academy of Management Review, v. 32, n. 1, 219–235.

ZeithamL, V. (1988). Consumer perception of price, quality and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, New York, Jul. v.52, n.3, p.2-22.

Zubac, A.; Hubbard, G., & Johnson, L.W. (2010). The RBV and value creation: a managerial perspective. European Business Review, v. 22, n. 5, p. 515-538.

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Andrade, J. E. Z., & Miguel, L. A. P. (2019). Uso da Tecnologia RFID no Rastreamento de Amostras Laboratoriais. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 7(1), 110–126. https://doi.org/10.5585/iptec.v7i1.11211

Edição

Secção

Relatos técnicos