Proposta de melhoria para governança educacional sob a ótica do modelo GAF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v10i2.22680

Palavras-chave:

Governança educacional, Governance Analytical Framework (GAF), Indicadores de qualidade educacionais.

Resumo

Refletindo sobre as inúmeras deficiências do sistema educacional brasileiro, discute-se a necessidade de aprimorar políticas e processos educacionais na rede pública de ensino do Brasil. Questiona-se a existência de um sistema educacional brasileiro mais eficaz e de qualidade. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de melhoria para a governança educacional da Escola Estadual Djalma Marinho (EEDM), conforme as dimensões propostas pelo modelo Governance Analytical Framework (GAF). Com relação aos procedimentos metodológicos, utiliza-se como apoio à proposta uma entrevista semiestruturada. Os achados da pesquisa permitem observar uma melhora gradativa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da EEDM em relação ao nível estadual. Ademais, foi possível identificar as dimensões propostas pelo modelo GAF: problemas, atores, normas sociais, espaços de decisão e fluxos de trabalho, que simultaneamente demonstraram um bom nível de governança educacional na EEDM. Por fim, o artigo contribui com a elaboração de um modelo para melhoria do nível de governança educacional.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

da Costa Salustiano, J., Backes Steppan, A. I., & Rodrigues Boente, D. (2022). Proposta de melhoria para governança educacional sob a ótica do modelo GAF. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 10(2), 219–234. https://doi.org/10.5585/iptec.v10i2.22680

Edição

Seção

Relatos técnicos