Plano de Marketing de Serviços Aplicado a Instituição de Ensino

Autores

  • Eduardo Roque Mangini Instituto Federal de São Paulo - IFSP.
  • André Torres Urdan Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
  • Tatiana Ferrara Barros Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
  • Marcos Cortez Campomar Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v6i2.123

Palavras-chave:

Plano de Marketing, Pesquisa-ação, Instituição de Ensino

Resumo

A fim de minimizar erros e concretizar os objetivos empresariais, o desenvolvimento de um plano de marketing de serviços torna-se fundamental. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver e aplicar um plano estratégico de marketing para uma empresa prestadora de serviços educacionais. Para atender ao objetivo proposto, foi utilizado como método a pesquisa-ação.  O problema diagnosticado está relacionado com capacidade ociosa da empresa em torno de 420 vagas possíveis e salas não utilizadas. Portanto, o objetivo estabelecido no plano de marketing foi buscar o aumento do market share em 25% (vinte por cento) para o ano de 2017. O plano de marketing avaliou o ambiente interno e externo a empresa e propôs diversas ações relacionadas à comunicação e vendas. Os resultados obtidos com a aplicação do plano de marketing podem ser considerados satisfatórios. Embora a empresa não tenha conseguido atingir a margem de crescimento esperada o número de visitas de novos clientes registrados ultrapassou 70% em relação ao ano anterior, sendo que a empresa registrou crescimento de 19% do número de novos contratos, o que crescimento da participação de mercado e redução de salas ociosas.

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Biografia do Autor

Eduardo Roque Mangini, Instituto Federal de São Paulo - IFSP.

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil). Professor do Instituto Federal de São Paulo - IFSP, São Paulo, (Brasil). Pesquisador da Àrea de Marketing de Serviços, Comportamento do Consumidor, Desenvolvimento de Produtos e Inovação

André Torres Urdan, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, (Brasil). Professor do Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. 

Tatiana Ferrara Barros, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, São Paulo, (Brasil). Professora na Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Marcos Cortez Campomar, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP.

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, (Brasil). Professor Titular do Departamento de Marketing da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo. Professor Doutor da Universidade de São Paulo

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

Mangini, E. R., Urdan, A. T., Barros, T. F., & Campomar, M. C. (2018). Plano de Marketing de Serviços Aplicado a Instituição de Ensino. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 6(2), 01–15. https://doi.org/10.5585/iptec.v6i2.123

Edição

Seção

Relatos técnicos