Coprodução em Serviços Intensivos em Conhecimento: Uma Análise de Projetos em uma Consultoria Empresarial

Autores

  • Luísa Cavalcante de Azevedo da Silva UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACE/ DEPT ADMINISTRAÇÃO
  • Josivania Silva Farias UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) FACE/ADM FACE/PPGA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v9i1.585

Palavras-chave:

Coprodução. Serviços Intensivos em Conhecimento. Participação do Cliente. Consultoria Empresarial. KIBS. Projeto de Consultoria.

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar a relação entre cliente e empresa no processo de coprodução de serviços intensivos em conhecimento (KIBS), a partir da ótica do provedor do serviço, envolvendo a análise de projetos de uma consultoria empresarial. Utilizou-se a abordagem qualitativa, a partir do estudo de caso de uma consultoria empresarial, com a análise de três projetos executados pela empresa, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado. Também se utilizou de pesquisa documental com documentos disponibilizados pela empresa. A Análise de Conteúdo foi utilizada na análise das evidências empíricas. Concluiu-se que a participação do cliente é essencial para a entrega do serviço por meio da interação entre cliente e provedor ao longo do projeto de consultoria. Verificaram-se as seguintes responsabilidades dos clientes: resolução compartilhada de problemas, dedicação pessoal, abertura à comunicação, advocacia e tolerância. O nível de participação do cliente foi considerado elevado pelo provedor do serviço. As estratégias de gerenciamento da participação do cliente utilizadas pela consultoria foram relativas a treinamento, educação e socialização, gerenciamento de problemas, seletividade de clientes e ações preventivas. Este estudo amplia conhecimentos sobre a dinâmica do setor de serviços, especificamente, sobre a relação de coprodução entre empresas provedoras de serviços intensivos em conhecimento e seus clientes. 

Biografias Autor

Luísa Cavalcante de Azevedo da Silva, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACE/ DEPT ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRADORA, BACHAREM EM ADMINISTRAÇÃO PELA UnB

Josivania Silva Farias, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) FACE/ADM FACE/PPGA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

DOUTORA EM ADMINISTRAÇÃO/UnB

PROFESSORA DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E DO PPGA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

TEMAS DE PESQUISA: INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO E NO SETOR PRIVADO;

MARKETING DE SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO E NO SETOR PRIVADO

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Publicado

2018-04-29

Como Citar

da Silva, L. C. de A., & Farias, J. S. (2018). Coprodução em Serviços Intensivos em Conhecimento: Uma Análise de Projetos em uma Consultoria Empresarial. Revista De Gestão E Projetos, 9(1), 115–129. https://doi.org/10.5585/gep.v9i1.585

Edição

Secção

Artigos